Tendências para a compra de carro online no Brasil

Com o passar dos anos, a partir da evolução tecnológica, a maneira como fazemos todas as coisas mudou drasticamente, e continua mudando.

Tudo isso com o objetivo de otimizar tempo e facilitar o dia a dia de todas as pessoas.

Hoje por exemplo é possível fazer a compra de um carro novo ou seminovo de forma online, e de forma simples e prática.

Com diversas vantagens, muitas concessionárias estão investindo nessa alternativa que está ganhando cada vez mais espaço no mercado, devido à pandemia. 

Por isso, acompanhe abaixo as facilidades que essa possibilidade tem proporcionado e quais as tendências para os próximos anos relacionados a ela. 

As vendas online chegaram para transformar o mercado automobilístico

Se olharmos para trás, podemos ver que as montadoras competiam principalmente pelos avanços tecnológicos dos seus veículos.

Enquanto isso, as concessionárias disputavam pela cobertura geográfica e pela presença nas lojas físicas espalhadas por todo o país. 

Hoje vemos que um caminho diferente começou a ser trilhado. A maior diferença é que tudo está sendo definido pelo consumidor atual, o consumidor digital. 

Segundo a Karvi, uma plataforma internacional de vendas de carros, 95% dos clientes estão passando mais de 4 horas procurando informações sobre carros na internet. 

Ainda, 80% ainda combina e fica entre as pesquisas online e off-line, enquanto 40% dizem que comprariam um carro de forma totalmente online, e 5% diz que nem precisa ver o carro fisicamente para finalizar a compra do mesmo.

Como funciona a venda de um carro online? 

Com a pandemia em alta, sabemos que a forma com que as pessoas se locomovem no dia a dia mudou. 

Portanto, a forma de consumo também mudou, e já encontramos diferenças até no momento de compra de um carro. 

Devido aos acontecimentos, as empresas estão viabilizando que toda essa operação seja feita de forma online, sem precisar que o interessado saia de casa.

Essa tendência está crescendo cada vez mais no país, já que o consumidor está mais cauteloso com relação a investir em um carro, seja ele novo ou seminovo. 

Para a compra online, após a escolha do veículo no site, o mesmo pode ser entregue na residência do comprador, higienizado e disponível para test drive com um técnico. 

Ainda, com outras vantagens, essa modalidade conta com garantia de itens, e com a possibilidade de devolução em alguns dias, podendo variar de acordo com cada empresa. 

4 tendências para as vendas de carro online nos próximos anos

1- Facilidade na compra 

A tendência é que a compra seja cada vez mais facilitada para todos.

Para isso, as empresas vão precisar oferecer mais conteúdo no estágio de descoberta do produto e oferecer informações mais transparentes no momento de transição. 

Ainda, as novas tecnologias desse mercado serão baseadas em realidade aumentada e virtual.

Dessa forma, o comprador poderá visualizar opções de equipamentos, cores e até especificações mecânicas. 

2 – Fazer o test drive sem sair de casa 

Em primeiro lugar, será possível testar os veículos em suas casas e devolver os mesmos sem custo nenhum. 

Além disso, isso irá aumentar a confiança para uma transação digital.

Com o celular e a imaginação de quem compra novas perspectivas vão ser criar e uma nova possibilidades para um test drive

A pré-visualização do carro em casa ou no trabalho também estará disponível. 

3 – Estoque em tempo real 

Assim como já acontece com as passagens aéreas e muitos hotéis, os veículos que estarão em estoque nas concessionárias irão refletir totalmente e em tempo real nas plataformas digitais. 

4 – Os preços serão mais específicos e contarão com serviços inclusos

Nesse novo cenário os clientes vão saber os valores médios exatos por cada veículo em cada cidade. 

Portanto, não haverá a possibilidade de custos ocultos ou grandes surpresas no momento final da compra. 

Ainda, o seguro e o financiamento vão estar inclusos na proposta, considerando o perfil de cada pessoa. 

E você, está preparado para as novas tendências desse mercado? Com tudo mudando de forma rápida, é preciso acompanhar toda essa evolução.

Se ainda tiver dúvidas, não deixe de falar com um de nossos representantes. 

A Vers é especializada no mercado de mobilidade e pode ajudar o seu negócio a alcançar novas possibilidades. Basta clicar aqui.  

Postado em Empreendedorismo, Estratégia, Financeiro