Como o sistema de telemetria pode ajudar o gestor de frotas

Você sabe como o sistema de telemetria pode ajudar na gestão de sua frotas?

Sabemos que uma gestão de frota eficaz é muito importante e impacta de forma positiva nos mais diversos resultados de um negócio. 

Mas para que ela seja precisa, hoje existem diversas soluções tecnológicas que oferecem grandes melhorias na rotina de um gestor. 

Uma dessas tecnologias é a telemetria, uma ferramenta que tem contribuído muito com seus diversos recursos.  

Acompanhe o conteúdo e conheça mais sobre o sistema de telemetria, o que ele pode oferecer e qual a sua importância em uma gestão de frotas. 

O que é a telemetria? 

A telemetria nada mais é que um sistema de monitoramento utilizado para rastrear, medir ou enviar comandos para um dispositivo que está distante. 

Sua comunicação pode ser feita por satélite, por ondas de rádio ou internet, ou seja, redes sem fio. 

Ainda, essa tecnologia pode ser aplicada para o monitoramento de outras áreas, como a gestão de frotas. 

A principal vantagem de um sistema de telemetria é a oportunidade do uso dela em lugares remotos e em objetos que se movem constantemente. 

Em uma frota de veículos, se usa justamente no veículo. 

Dessa forma, ele estando parado ou em movimento, e em qualquer distância, se faz a captura das informações e as mesmas chegam em uma central de controle. 

Após enviadas, elas ficam armazenadas para que o gestor acesse de um computador ou celular, através do sistema de gestão. ​

No sistema o gestor de uma frota navega pelas informações e consegue gerar diversos relatórios de acordo com as necessidades.

Um exemplo são o número de acidentes que uma equipe ou condutor se envolveu, ou até mesmo os quilômetros percorridos pela equipe no mês. 

Exemplos de informações obtidas pelo sistema de telemetria 

Jornada de trabalho 

Em situações onde o sistema de telemetria é completo, é possível acompanhar a jornada de trabalho de uma equipe. 

Com as informações oferecidas, o gestor de frota pode criar soluções para um atendimento mais competente e aumentar o número de visitas em uma rota. 

Portanto, caso necessário, também é possível abranger o recursos humanos e desenvolver programas de motivação ou de recompensas.  

Velocidade, acelerações e freadas

Essas informações oferecidas pelo sistema de telemetria ajudam o gestor a notar o uso do veículo da frota e preparar possíveis medidas de segurança.

Isso também pode afetar diretamente e influenciar durante uma redução de despesas.

Se um veículo está sendo conduzido na velocidade permitida, a economia de combustível acontece e os problemas com uma possível infração também.

Desta forma um plano de conscientização que esteja de acordo com o código de trânsito brasileiro, pode guiar para uma direção mais eficiente e responsável.

Odômetro 

A partir das informações de quilômetros percorridos um gestor de frota é capaz de criar soluções de produtividade, orçamento e até mesmo economia. 

Em situações onde a quilometragem mensal é estudada, o gestor também pode entender os gastos com combustível para o futuro e evitar surpresas no caixa. 

Além disso, através de análises também é possível criar opções de rotas mais eficientes, que atendam um número maior de clientes por dezenas de quilômetros. 

Rastreamento 

O rastreamento em tempo real com a localização de cada veículo e condutor também é feito através do sistema de telemetria. 

A partir dele. se faz possível executar soluções rápidas e práticas a partir de imprevistos ou até mesmo oportunidades.  

Se um setor recebe uma solicitação urgente de um cliente, é possível que o gestor visualize qual condutor está por perto e o direcione para a tarefa solicitada. 

Certamente, essa é apenas uma de diversas possibilidades de informação que a telemetria pode oferecer para quem cuida de uma frota de veículos.

Seu objetivo é ajudar nas questões cotidianas e até mesmo no planejamento estratégico do negócio, tornando ele mais objetivo e eficiente. 

Como um sistema de telemetria pode melhorar a gestão de frotas? 

Acompanhe tudo em tempo rea

Estar por dentro de como cada veículo está desempenhando sua função no momento torna a gestão muito mais ágil. 

Dessa forma é possível fazer a tomada de decisões preventivas em algumas situações em que é importante agir de forma rápida. 

Um indicador muito importante é o tempo de direção, mostrando o tempo de trabalho do condutor. 

Ao cruzar essa informação com a posição geográfica do mesmo, vale alertar o condutor sobre a necessidade de terminar o turno para não acumular horas extras. 

Ajuda na redução de custos do negócio 

Como dito brevemente anteriormente, a telemetria acompanha em tempo real os veículos de uma frota, e por isso pode ajudar na redução de custos da mesma.

Com os motoristas dirigindo de forma mais consciente e reduzindo a velocidade, é evidente que o consumo de combustível irá diminuir, assim como os acidentes. 

O sistema também possibilita o acompanhamento de manutenções, e condições adversas no funcionamento do veículo.

Se tratados de forma adequada, a necessidade de gastos com a manutenção corretiva irá diminuir, assim como as panes e falhas mecânicas.     

Segurança no trânsito 

Como dito anteriormente, a telemetria possibilita acompanhar a forma como o motorista dirige e criar padrões de conduta, se necessário.  

Essa atitude pode ajudar a reduzir infrações, acidentes e a trazer mais segurança para a equipe. 

Dessa forma, ao acontecer uma conduta diferente da planejada, o sistema de telemetria gera um alerta de forma automática para a central de monitoramento.

Isso permite que algo seja feito de forma imediata em situações de qualquer eventualidade. 

Agora você já sabe tudo sobre o sistema de telemetria e pode ter uma gestão mais assertiva para o seu negócio.

Em suma, a Vers conta com diversos materiais gratuitos para auxiliar as locadoras de veículos a melhorarem sua performance. 

Clique aqui e acesse agora mesmo os materiais. 

Postado em Contabilidade, Estratégia, Financeiro