Outsourcing Contábil: Como fazer parte dessa solução?

Para as empresas de forma geral, e até mesmo para as locadoras de veículos, existem partes que necessitam de uma atenção ainda mais especial. 

A contabilidade é uma dessas principais partes, e que se negligenciada, pode afetar de forma direta todo o negócio. 

Por isso, para evitar grandes desordens e maiores complicações nesse setor, existe o outsourcing contábil. 

Com isso, ele é uma forma inteligente de melhorar os resultados contábeis, a partir da terceirização e parceria por parte de outra empresa.  

Com diversos benefícios e para os mais diversos tipos e tamanhos de negócio, ele auxilia na gestão de soluções mais estratégicas e de alta performance.

Continue a leitura e saiba tudo sobre esse serviço e como fazer parte dessa solução que transforma negócios. 

O que é o outsourcing contábil?

O outsourcing contábil é a terceirização de um serviço contábil. Esse termo também é decorrente do conceito de BPO.

Ele ganhou força nos anos 2000, principalmente com o aumento da utilização da tecnologia para a prestação de serviços e com o surgimento do ERP ‘s contábeis.

Ainda, o outsourcing contábil é diferente de uma consultoria ou assessoria contábil. 

A partir dela, o escritório assume uma ou várias áreas que não são parte do core business do possível cliente. 

Portanto, entre essas áreas, podemos citar o departamento contábil, tributário, fiscal e financeiro, que são essenciais e exigem mais personalização. 

Dessa forma, o outsourcing vai além da terceirização e cuida de áreas mais estratégicas para o cliente e lida com informações de maior relevância. 

Por isso, para oferecer esse tipo de serviço, o contador deve ter e oferecer conhecimento, infraestrutura e contar com profissionais mais técnicos. 

Quais as vantagens em oferecer o outsourcing?

O outsourcing pode ser uma excelente solução para reduzir custos, ampliar a eficiência de uma empresa e contar com profissionais mais capacitados. 

Para os empreendedores contábeis, é uma oportunidade de aumentar seus serviços e crescer juntamente com a terceirização. 

Ainda, é uma forma de ampliar o portfólio de serviços oferecidos com o objetivo de criar relações a longo prazo, já que para isso o nível de confiança e mutualidade é maior. 

Para isso, é preciso investir na qualificação do contador para que ele ofereça um serviço mais complexo, a fim de atender as demandas de clientes de diferentes portes. 

Dessa forma, os empreendedores contábeis se especializam, conseguem expandir a área de atuação e crescem de forma mais sustentável, fidelizando seus clientes. 

Saiba ainda, que a contabilidade já é muito terceirizada por diversas empresas e seus tamanhos, com o objetivo de expandir ainda mais o mercado. 

Como estruturar o serviço e criar a solução de outsourcing contábil?

Estruture os processos contábeis

Para começar a estruturar a solução de outsourcing, é importante começar a mapear os processos, tarefas e funções que serão passados para a empresa. 

Comece a partir das demandas dos seus clientes e entenda os serviços que são necessários e como você pode organizar recursos e equipe. 

Dessa maneira, você cria uma base para desenvolver a solução que entregue a gestão fiscal e contábil, rotinas do departamento pessoal, obrigações financeiras, etc. 

Idealize uma equipe 

Esse serviço exige um time de contadores bem qualificados e treinados para comandar a área nas empresas. 

Por isso, comece designando a tarefa para um time específico, para que ele seja responsável pelos padrões do serviço e logística dos primeiros clientes.

Ainda, em contabilidades maiores, geralmente existem funções como a de gerentes de conta. Eles lideram as equipes dos contadores por segmento de clientes. 

Estabeleça o público-alvo

As empresas que terceirizam sua contabilidade geralmente procuram por profissionais especializados no seu principal ramo de atuação. 

Dessa forma, é interessante orientar o seu outsourcing para um público específico, variando de acordo com a sua vivência em segmentos específicos. 

Isso pode ajudar a aumentar as chances de sucesso e possibilita explorar diversos nichos do mercado.

Ofereça soluções personalizadas e uniformizadas 

Aqui pode ser interessante criar pacotes de serviços mais padronizados, com possíveis opções de personalização.

Conheça alguns serviços que podem ser separados nesses planos ou pacotes:

  • Apuração, cálculo e pagamento de tributos;
  • Consultoria tributária com possibilidade de regime mais vantajoso;
  • Elaboração de demonstrações contábeis;
  • Entrega de obrigações acessórias;
  • Gestão de contas a pagar e a receber.

Tenha uma boa infraestrutura tecnológica

No outsourcing contábil, para se ter um excelente desempenho, é imprescindível contar com uma infraestrutura adequada. 

Portanto, já estamos no mundo da contabilidade digital, e a grande maioria dos processos já são feitos de forma online, com softwares que integram dados importantes. 

Ainda, é importante ter uma comunicação online efetiva com cada cliente, oferecendo um suporte personalizado através dos meios digitais. 

Como buscar uma empresa que oferece esse tipo de serviço? 

É fácil notar que o outsourcing contábil pode fazer muito para as empresas, e é importante ter atenção com relação a o que esperar de quem presta esse serviço.

Uma empresa que busca essa terceirização, deve focar em uma consultoria que quer criar uma parceria contábil

Buscar por um lugar que proponha soluções que atendam todas as expectativas do negócio também é muito significativo, além de conhecer o suporte oferecido.

Portanto, conheça os serviços que são oferecidos afundo e de que forma eles podem atender e ajudar a melhorar o negócio de forma geral.

Ainda, para alcançar bons resultados, é importante diagnosticar os problemas a fim de solucioná-los.

Como um primeiro passo, pesquise e encontre uma contabilidade com um bom know-how, principalmente sobre o seu negócio. 

Saiba que o outsourcing contábil veio para ficar. Essa solução para uma gestão contábil é mais que fundamental. 

Por isso, ao seguir todas as dicas compartilhadas acima, fica muito mais fácil começar a busca por uma terceirização desses serviços tão importantes.

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a Vers clicando aqui e fale com um de nossos especialistas.

Postado em Sem categoria