Carsharing: O que é? Como funciona?

Você sabe o que é ou já ouviu falar em carsharing? Sabe como ele funciona?

O setor de mobilidade está mudando drasticamente nos últimos anos. A preocupação com a poluição urbana tem feito com que as pessoas criem novas soluções e formas de se locomover. 

O carsharing é uma nova modalidade de transporte que visa ajudar a melhorar o trânsito nas cidades com o compartilhamento de veículos. 

Por isso trouxemos um conteúdo completo sobre esse assunto.

Continue a leitura e saiba o que é carsharing, seus benefícios e como essa tendência tem ajudado a transformar a forma como as pessoas se deslocam dentro das cidades. 

O que é o carsharing e como funciona? 

Carsharing ou compartilhamento de carro, refere-se ao aluguel de um veículo por algumas horas, podendo ser feito entre empresas e clientes, ou de pessoa física para pessoa física. 

Esse modelo funciona assim como o sistema de locação tradicional, porém através dele as locações podem ter uma maior duração.

O carsharing é uma boa opção para quem precisa alugar um carro e deseja usá-lo como se fosse seu por determinado tempo. 

Porém, existem diferentes formas de usá-lo no dia a dia, são elas:

Empresas de carsharing 

Aqui as locadoras de veículos disponibilizam carros para os consumidores finais. 

Através de um aplicativo ou site é possível fazer a solicitação do veículo que pode variar de 1 a 48 horas. 

Além disso, normalmente o veículo já vem com combustível incluso para uso e ainda existe a opção de retirar o veículo na locadora e entregá-lo em outro posto. 

Carsharing para pessoas físicas

Essa é uma opção para quem não utiliza o próprio veículo e quer compartilhá-lo por algumas horas com outros através de um valor de aluguel. 

Atualmente para esta modalidade existem aplicativos onde o proprietário e quem deseja alugar se cadastrem e combinem os detalhes.

Carsharing nas empresas 

Por último, é possível fazer o compartilhamento de veículos entre colaboradores de empresas que utilizam frota

Hoje existem empresas que incentivam essa modalidade de diversas formas com o objetivo de ser uma empresa mais sustentável e oferecer uma maior comodidade. 

Qual o seu objetivo? 

A modalidade do carsharing é um meio sustentável de locomoção para a população e funciona certamente como uma medida ecológica. 

Além disso, é uma alternativa para otimizar o trânsito nas cidades, reduzir custos e atender a necessidade das pessoas de fácil acesso aos pontos de uma cidade. 

Ainda, com isso é possível diminuir o volume de emissão dos poluentes e aproveitar da melhor forma possível o espaço urbano, ajudando em sua fluidez. 

Qual a diferença entre o compartilhamento e o aluguel tradicional das locadoras? 

Essa nova modalidade tem chamado a atenção principalmente pelo seu dinamismo, pois facilita a rotina das pessoas e tem um valor mais acessível. 

No entanto, em determinados casos o processo para retirar e devolver um carro não é tão burocrático como a forma tradicional de aluguel nas locadoras de veículos. 

Com o auxílio da tecnologia, é possível retirar um veículo mais próximo do condutor e entregá-lo com mais praticidade através de um aplicativo. 

Por fim, o carsharing busca dar liberdade para as pessoas através de novas experiências de forma segura, com simplicidade e sustentabilidade.

Vantagens do carsharing 

O modelo de compartilhamento de veículos além de contribuir com o meio ambiente, também pode ser a solução para os problemas condizentes ao transporte coletivo. 

Dessa maneira, suas principais vantagens são: 

  • Redução dos veículos nas cidades, ajudando a diminuir os engarrafamentos;
  • Redução da emissão de poluentes como o CO2, com uma menor frota percorrendo a cidade;
  • Incentivo ao consumo mais consciente através do transporte compartilhado;
  • Redução de tempo e de exaustão, pois com o compartilhamento o tempo de deslocamento, a busca por estacionamento e o estresse diminuem; 
  • Economia em gastos com um veículo próprio, pois com o compartilhamento os custos são bem menores. 

Viu como o compartilhamento de veículos está se tornando uma tendência em todo o mercado de mobilidade? 

Portanto, se ainda tiver dúvidas sobre o carsharing no Brasil, não deixe de ouvir o nosso podcast

Em um de nossos últimos episódios conversamos com a Tamy Lin, CEO da MoObie sobre o assunto. 

Ainda, se precisar de ajuda conte com o time da Vers. Fale com um de nossos consultores e tome decisões mais assertivas para o seu negócio. 

Basta clicar aqui e preencher o formulário. 

Postado em Empreendedorismo