O IPVA é um imposto cobrado anualmente pelos governos estaduais e todas as locadoras com veículos que transitam por meio terrestre devem realizar o seu pagamento.
O valor cobrado pelo imposto fica 50% para o município ao qual o veículo pertence e o outro restante vai para o Estado. A parte estadual é usada para compor o orçamento anual do governo e é utilizada em gastos com Saúde, Educação Segurança Pública e Infraestrutura.
No estado de São Paulo, as locadoras começaram 2022 com uma boa notícia. O SINDLOC — SP com autoridades constituintes, conseguiram a redução da alíquota do IPVA de 4% para 1%.
A redução chega em uma boa hora e vem em um valor bem significativo, tendo em vista que a produção de carros em território nacional está defasada e o valor dos veículos usados aumentaram.
Algumas das principais regras do novo IPVA de 1% em São Paulo são:
As locadoras deverão se cadastrar junto ao SEFAZ/SP
O cadastro antigo não será mais válido, visto que terão que cumprir os seguintes pré requisitos: ter como atividade a locação de automóveis sem condutor (CNAE 7711-000) e comprovar que em seu faturamento bruto, mais de 50% venha de locação de automóveis.
O deferimento não será automático
Somente o cadastro e o requerimento não implica que a locadora terá o deferimento automático. A SEFAZ/SP decidirá sobre o seu deferimento e informará a locadora.
O deferimento não será mais feito pela placa do veículo
O deferimento com este novo desconto será feito pelo CNPJ da locadora.
O SEFAZ/SP prevê que as novas mudanças estejam 100% implementadas entre abril e maio de 2022.
Existem alguns casos onde os veículos podem chegar a pagar 3%, mas isso só vale para veículos movidos a gás e energia elétrica.
Leia Entenda sobre os tributos para locadoras de veículos.
VEJA O VALOR DA ALÍQUOTA EM SÃO PAULO:
- Carros de passeio: 4%
- Veículos movidos somente a gás e energia elétrica: 3%
- Motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%
- Caminhões: 1,5%
Em alguns estados o valor da alíquota já é 1%, por exemplo, Minas Gerais e Paraná. Já no Rio de Janeiro, o valor é ainda menor, apenas 0,5%.
O IPVA FICARÁ MAIS CARO EM 2022
Em contrapartida, da diminuição da alíquota do Estado de São Paulo, o IPVA pode ficar mais caro em 2022, por isso, prepare o bolso. Isso irá acontecer porque a procura pelos carros usados aumentou, e eles irão valorizar em até 20%.
Com a produção de veículos novos abalada em todos o país, a procura pelos usados aumento e muito, já que ao invés de os seus valores desvalorizarem, eles valorizaram e como o cálculo do IPVA é feito em cima do valor do automóvel, esta conta também ficará mais cara.
Para calcular este valor, basta você consultar o valor do seu caro na tabela Fipe. Depois multiplique pela alíquota que o seu estado cobra, ela varia conforme a região.
LEIA IPVA – O Guia passo a passo para Locadoras de veículos
Para acompanhar mais notícias e saber que decisões tomar sobre a sua locadora de veículos, acesse o nosso blog e confira nossos últimos conteúdos.
Clique aqui e acesse agora mesmo!