Novas regras para o IPVA das locadoras em São Paulo

O IPVA é um imposto cobrado anualmente pelos governos estaduais e todas as locadoras com veículos que transitam por meio terrestre devem realizar o seu pagamento.

O valor cobrado pelo imposto fica 50% para o município ao qual o veículo pertence e o outro restante vai para o Estado. A parte estadual é usada para compor o orçamento anual do governo e é utilizada em gastos com Saúde, Educação Segurança Pública e Infraestrutura. 

No estado de São Paulo, as locadoras começaram 2022 com uma boa notícia. O SINDLOC —  SP com autoridades constituintes, conseguiram a redução da alíquota do IPVA de 4% para 1%. 

A redução chega em uma boa hora e vem em um valor bem significativo, tendo em vista que a produção de carros em território nacional está defasada e o valor dos veículos usados aumentaram. 

Algumas das principais regras do novo IPVA de 1% em São Paulo são: 

As locadoras deverão se cadastrar junto ao SEFAZ/SP 

O cadastro antigo não será mais válido, visto que terão que cumprir os seguintes pré requisitos: ter como atividade a locação de automóveis sem condutor (CNAE 7711-000) e comprovar que em seu faturamento bruto, mais de 50% venha de locação de automóveis. 

O deferimento não será automático

Somente o cadastro e o requerimento não implica que a locadora terá o deferimento automático. A SEFAZ/SP decidirá sobre o seu deferimento e informará a locadora. 

O deferimento não será mais feito pela placa do veículo

O deferimento com este novo desconto será feito pelo CNPJ da locadora. 

O SEFAZ/SP prevê que as novas mudanças estejam 100% implementadas entre abril e maio de 2022. 

Existem alguns casos onde os veículos podem chegar a pagar 3%, mas isso só vale para veículos movidos a gás e energia elétrica. 

LEIA  Consultoria tributária para locadora de veículos – Saiba como podemos te ajudar!

Leia Entenda sobre os tributos para locadoras de veículos.

VEJA O VALOR DA ALÍQUOTA EM SÃO PAULO: 

  • Carros de passeio: 4%
  • Veículos movidos somente a gás e energia elétrica: 3%
  • Motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%
  • Caminhões: 1,5% 

Em alguns estados o valor da alíquota já é 1%, por exemplo, Minas Gerais e Paraná. Já no Rio de Janeiro, o valor é ainda menor, apenas 0,5%. 

O IPVA FICARÁ MAIS CARO EM 2022

Em contrapartida, da diminuição da alíquota do Estado de São Paulo, o IPVA pode ficar mais caro em 2022, por isso, prepare o bolso. Isso irá acontecer porque a procura pelos carros usados aumentou, e eles irão valorizar em até 20%. 

Com a produção de veículos novos abalada em todos o país, a procura pelos usados aumento e muito, já que ao invés de os seus valores desvalorizarem, eles valorizaram e como o cálculo do IPVA é feito em cima do valor do automóvel, esta conta também ficará mais cara. 

Para calcular este valor, basta você consultar o valor do seu caro na tabela Fipe. Depois multiplique pela alíquota que o seu estado cobra, ela varia conforme a  região. 

LEIA  IPVA – O Guia passo a passo para Locadoras de veículos

Para acompanhar mais notícias e saber que decisões tomar sobre a sua locadora de veículos, acesse o nosso blog e confira nossos últimos conteúdos.

Clique aqui e acesse agora mesmo!

Postado em Contabilidade, Sem categoriaTagged , , , , ,