Método PDCA: O que é e como usá-lo na gestão de frotas?

Em primeiro lugar, o método PDCA ou ciclo PDCA é um método que pode contribuir com qualquer segmento de mercado. 

Esse mesmo método pode ainda melhorar a gestão de frotas de uma locadora de veículos. 

Quer saber como? Continue a leitura e saiba o que é essa técnica e como colocá-la em prática agora mesmo!

Afinal, o que é o método PDCA?

Portanto. o método PDCA é determinado como um método de melhoria contínua. É uma técnica cíclica usada para alcançar metas e solucionar problemas com mais proveito. 

Portanto, toda a sua aplicação é fundamentada no princípio de análises contínuas em busca de mais qualidade. 

Sua sigla vem do inglês plan, do, check e act (planejar, fazer, verificar e agir), e assim como seu nome insinua, é um processo dividido em quatro partes. 

O que cada uma das quatros partes querem dizer? 

1- Planejar (Plan)

Essa é a primeira parte da série e é o momento ideal para analisar uma situação, problema ou até mesmo oportunidade.

Dessa forma é possível planejar novas ações que podem ser executadas. 

Como por exemplo: existe uma oportunidade no mercado para lançar um produto, mas o que é necessário para desenvolvê-lo?

2- Fazer (Do)

Esse é o momento para colocar em ação tudo o que foi planejado. Ainda, essa parte tem certo caráter experimental, já que a partir dela novas análises surgem. 

Portanto, o que está no caminho certo, o que não está, e o que precisa ser aperfeiçoado são algumas análises que irão surgir nessa fase. 

3- Verificar (Check)

Em primeiro lugar, tudo o que foi feito até agora passa por uma identificação mais precisa, com o objetivo de encontrar os pontos fortes e fracos da ação. 

Foram identificados problemas? Existem oportunidades que ainda podem ser utilizadas? 

Para a criação de um novo produto, é importante analisar desde sua produção, até a sua aceitação no mercado, além da precificação e do lucro.

4- Agir (Act)

Esse é o momento de ter um veredito. 

A solução desenvolvida durante o planejamento tem dado certo? Se a resposta for sim, ela pode ser executada.

Se a resposta for não, é imprescindível analisar o que pode ser melhorado ou alterado. Ainda, nessa fase a ideia é voltar no planejamento e dar início a um novo ciclo PDCA. 

Método PDCA: Como usá-lo na gestão de frotas?

O método PDCA pode ser utilizado na gestão de frotas de forma muito simples.

Basta colocar em prática cada uma das fases citadas acima sempre que houver uma oportunidade ou problema. 

Utilizar o PDCA em uma frota não é diferente de utilizá-lo em qualquer outro segmento que precisa de uma administração. 

4 passos para colocar o PDCA em ação na gestão de frotas

Não importa o tamanho da frota de veículos de uma companhia, mas executar o gerenciamento dos mesmos é muito importante. 

Acompanhe abaixo como colocar cada passo em ação. 

1º passo: Planejar

Consideremos que uma locadora de veículos esteja passando por um problema: custos altos com uma frota específica. 

Ou seja, aqui o método PDCA colabora sendo um simplificador oferecendo uma solução, e no planejamento é hora de identificar os custos e pensar em como reduzi-los. 

Para essa fase, é indispensável contar com um bom sistema de gestão integrada, para que o mesmo entregue informações confiáveis e precisas. 

2º passo: Fazer

Além disso, com o planejamento feito, é possível começar a executar soluções que já foram apontadas ali.

Se dermos sequência no exemplo citado acima, criar rotas mais competentes e conscientizar sobre a direção econômica pode ser uma excelente solução.

3º passo: Verificar

Nesse momento o gestor de frotas pode elaborar um levantamento sobre o resultado das últimas ações. 

As soluções que passaram a ser executadas estão dando certo? 

4º passo: Ação

Por fim, mas não menos importante, é hora de tomar uma decisão.

No nosso exemplo, imagine que apesar das novas rotas e da conscientização ajudarem, os custos não foram reduzidos como imaginado.

Por exemplo, imagine também que o motivo disso seja a falta de eficiência dos veículos.

Nesse instante, o ciclo acaba se fechando com o que acabou de ser feito, mas ao mesmo tempo um novo PDCA se abre para estudar uma nova solução para esse novo problema. 

Como foi lido em todo o conteúdo, o método PDCA é periódico e tem como principal objetivo resolver gargalos que atrapalhem a produtividade de um negócio. 

Aproveitando o assunto, acompanhe os novos hábitos que irão ajudar nas vendas em uma pós-pandemia. 

Postado em Empreendedorismo, Estratégia