6 estratégias de marketing para locadora de veículos

Muitos empresários se dedica de corpo e alma ao negócio de locação de veículos, mas ainda assim não conseguem ver os resultados desse esforço no faturamento da empresa. Chegou a hora de mudar isso e aprimorar as estratégias de marketing para locadora de veículos.

Para manter as operações em dia, esses empreendedores muitas vezes não têm o tempo necessário para planejar e pôr em prática algumas ações que podem ajudar a aumentar o retorno do trabalho.

Conheça 6 estratégias eficazes para sua locadora de veículos:

Preste atenção em sua marca (Branding)

Quando você vê o termo “locadora de veículos”, qual é a primeira empresa que vem à mente? Localiza, Movida, Hertz, Unidas…?

Todas essas empresas mencionadas são umas das maiores locadoras de veículos do país e também estão espalhadas por vários países ao redor do mundo.

Mas não foi só o quesito operacional que fez com que essas marcas se destacassem das outras, o sucesso também se deve ao fato de saber fazer a sua gestão de marca de forma espetacular.

O Branding, que é a gestão da marca, faz com que a locadora consiga alcançar e se manter na mente dos consumidores, ajudando-a vender mais, aplicando menor esforço para a venda.

Afinal, quando a gestão da marca é bem-feita, o cliente consome algo da sua empresa não apenas por conta do seu produto, mas porque o produto faz parte da marca.

Ao estruturar a marca da locadora, por exemplo, além de criar e desenvolver uma identidade visual, será importante também pensar na identidade da empresa como um todo, permeada intrinsecamente por todas as características que a locadora quer evidenciar ao cliente.

Estabeleça alianças

Uma estratégia que pode trazer excelentes resultados é levantar os estabelecimentos que atuam com turismo na região em que sua locadora atua, como as agências de viagens, os hotéis, entre outros.

LEIA  Como agregar valor para o cliente e como ser valorizado no mercado?

Visite essas empresas e deixe seu cartão de visitas, folders e outros materiais de divulgação para garantir que os visitantes conheçam os serviços oferecidos.

Outra parceria que pode render frutos é com os produtores de eventos, que frequentemente buscam locadoras de veículos para oferecer traslados aos participantes dentro e fora da cidade.

Seja social

Ainda que muitas locadoras de veículos já tenham um website no ar, isso não é o bastante para conquistar alcance e engajamento entre os internautas. Atualmente, os profissionais de marketing já reconhecem as redes sociais como o espaço preferencial das pessoas para buscar informações e interagir.

Por isso, é fundamental criar perfis para sua empresa nas principais redes sociais e buscar pessoas que possam se interessar pelo serviço. Aproveite os recursos desses sites para exibir sua frota e os diferenciais da locadora, além de promover ações especiais de desconto que possam ser facilmente compartilhadas pelos internautas.

Invista no relacionamento

Sempre que um cliente fechar uma locação em sua empresa, faça questão de cadastrar seu e-mail de contato para manter o relacionamento.

Por esse canal, sua empresa pode fazer novas ofertas no futuro e oferecer incentivos para que ele indique os serviços da locadora a outras pessoas.

Apareça na mídia

Sempre que a sua locadora identificar alguma informação de interesse público, não hesite em entrar em contato com jornais, rádios, TVs e outros meios de comunicação locais.

Qualquer empresa pode oferecer sugestões de reportagens relacionadas a negócios, empreendedorismo, inovação, emprego, meio ambiente e muitos outros temas de interesse da população local.

Ao ganhar um espaço nesses canais, sua empresa terá exposição na mídia sem precisar de investir em ações de publicidade.

LEIA  5 dicas para sua locadora de veículos fidelizar seus clientes

Crie um custo fixo

Apesar de suas limitações, as pequenas e médias empresas estão constantemente investindo em ações de marketing e comunicação para aumentar o alcance de seus produtos e serviços. No entanto, a grande maioria delas faz isso de forma pontual, tornando as iniciativas ineficazes.

Por isso, outra estratégia interessante é dedicar parte do orçamento mensal para ações de marketing que possam ajudar a turbinar o negócio. Mesmo que reduzido, um valor fixo compromissado para esse tipo de iniciativa de forma contínua poderá trazer resultados mais positivos no longo prazo.

Volte ao website da VERS Contabilidade para Locadoras de Veículos e saiba como nossos serviços podem ajudar você a aprimorar a gestão da sua locadora de veículos.

Postado em MarketingTagged , , ,