Manutenção preditiva de frota

Quem trabalha com serviços voltados para uma frota de veículos sabe que é necessário ter diversos cuidados e tomar decisões importantes para garantir seu bom funcionamento. 

Um ponto importante nesse meio é estar atento a manutenção de frota. 

A manutenção preditiva é uma manutenção que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, ganhando a atenção de quem atua no mercado de mobilidade. 

A coleta e análise de dados que ela oferece, contribui para que os veículos continuem em movimento e prevê problemas que podem ser evitados antes de um imprevisto.

Continue acompanhando o conteúdo e conheça os benefícios que essa manutenção pode oferecer para a frota de veículos da sua locadora. 

O que é a manutenção preditiva? 

A manutenção preditiva é bem diferente dos outros dois tipos de manutenção existentes.

Ela usa equipamentos de revisão e de diagnóstico para ver como está o funcionamento e a eficiência de cada item do sistema de um veículo. 

Seu principal objetivo é identificar as reais condições de funcionamento dos equipamentos com base nos dados sobre o desgaste ou degradação das peças do veículo. 

Dessa forma, é fácil conhecer o tempo de vida útil para que ele seja aproveitado da melhor forma possível pelo motorista. 

Por fim, a manutenção preditiva utiliza técnicas como a análise de vibração, ultrassom, inspeção visual, testes de bateria entre outras para identificar as condições citadas acima.  

Qual a importância da manutenção de frota preditiva? 

Para quem faz a gestão de uma frota, como as locadoras de veículos, a manutenção preditiva é fundamental.

Sua principal característica é possibilitar o aumento de tempo de disponibilidade das peças, evitando as paradas urgentes nas vias. 

Mais importante ainda, é o aproveitamento da vida útil do veículo, o que pode ajudar a reduzir custos futuros e evitar problemas no fluxo de quem trabalha com frotas. 

Qual a diferença entre a manutenção preditiva para a preventiva? 

A maior diferença entre a manutenção preditiva e a preventiva é como cada uma pode adiantar algum tipo de problema no sistema de um veículo.

Enquanto a manutenção preditiva faz o acompanhamento do funcionamento dos equipamentos, a manutenção preventiva faz a troca periódica para evitar possíveis problemas. 

Ainda, a manutenção preditiva traz maior economia, porém se efetiva aplicando algumas técnicas mais específicas e precisa do investimento em equipamentos especializados. 

Portanto, o gestor de frota deve criar um planejamento de manutenção para escolher a manutenção mais apropriada.

E por fim, ele ainda deve ter em mente que investir no serviço de rastreamento veicular vai maximizar a manutenção preditiva. 

Quais análises são feitas durante a manutenção preditiva? 

A manutenção preditiva geralmente é feita a partir de 4 análises, são elas:

  • Análise das vibrações; 
  • Análise dos óleos;
  • Análise dos estados das superfícies;
  • Análise estrutural. 

Análise das vibrações 

Um veículo é construído por peças, válvulas e engrenagens que produzem vibrações quando estão em funcionamento. 

Quando usadas, elas são danificadas de alguma forma. 

Assim, durante a manutenção preditiva o nível dessas vibrações é observado, e é possível dizer em que estado cada peça específica está no momento. 

Essas vibrações são medidas através de aparelhos específicos, como o analisador de vibrações.  

Análise dos óleos

Essa análise possibilita ver se o óleo do veículo está no momento de troca. Feita na parte mecânica e na hidráulica do veículo. 

O processo é muito importante e ignorá-lo pode fazer com que você corra o risco de causar maiores danos e provocar acidentes, até mesmo fatais. 

Análise dos estados das superfícies

A análise dos estados da superfície pode ser simplesmente visual e complementa o estudo das vibrações. 

Aqui, o momento é de observar as peças, notar um desgaste ou anomalias que podem afetar o funcionamento do motor, e se é necessário uma troca ou algum tratamento específico.

Análise estrutural

Por fim, a análise estrutural inclui as estruturas que resistem a cargas e impactos, específicos para caminhões de frota, por exemplo.

Essa análise identifica a existência de rachaduras, trincas ou fissuras, além de vazamentos em pontos do veículo. 

Qual a principal vantagem em escolher a manutenção preditiva? 

Para quem deseja reduzir os custos da sua frota e aumentar a vida útil dos itens do veículo, é muito importante contar com a manutenção preditiva. 

Essa manutenção tem como foco a economia, a redução de custos e a segurança dos condutores. 

Ela viabiliza que algo seja feito antes que algo se agrave, evitando maiores dores de  cabeça para todos. 

Ainda, isso ainda possibilita que o veículo esteja pronto para uso. Funcionando com maior capacidade para aumento de rendimento e produtividade, o que é essencial para o sucesso de uma frota. 

Você pôde ver que a partir da manutenção de frota preditiva, é possível antecipar necessidades de intervenção em peças e áreas específicas de um veículo.

Isso ainda pode ser muito vantajoso para redução de custos e aumento de eficiência de uma frota. 

Para tomar decisões mais assertivas como essa para a sua locadora de veículos, preencha nosso formulário clicando aqui.

Um de nossos especialistas vai entrar em contato com você.

Postado em Estratégia