Dicas de aluguel de carro para viajar

A pandemia com seus mais diversos aspectos negativos tem trago para muitas pessoas aquela nostalgia das últimas viagens feitas antes de tudo isso começar.

Imaginamos que muitas viagens durante esse período estão sendo programadas para que quando a pandemia do novo coronavírus acabe, elas se realizem. 

Para dar um gás e incentivar que isso possa acontecer logo, já pensou em incluir o aluguel de carro para viajar? 

Confira este conteúdo e acompanhe as dicas que separamos para fazer um bom aluguel de carro e aproveitar ainda mais o destino da viagem. 

Por que alugar um carro para viajar? 

Para ter mais liberdade e menos custos

Ao alugar um veículo, sua liberdade e autonomia é muito maior para a cidade de destino ou até mesmo ao longo do trajeto que será feito. 

Isso porque ao viajar de avião ou de ônibus, sabemos que na chegada é possível que você precise de outro transporte para fazer esse deslocamento dentro da cidade. 

Mesmo para viagens de negócio ou a lazer, é importante priorizar uma quantidade de dinheiro específica para esses serviços de transporte que serão necessários.

Lembre-se ainda, que se seu objetivo é se aventurar, explorar e descobrir ainda novos lugares, o custo pode ser ainda maior.

Ainda, mesmo que o transporte público funcione, é necessário lidar com os horários específicos, atrasos e até mesmo a superlotação, sem falarmos do desconforto. 

Por fim, vale ressaltar que cada lugar tem pontos particulares de embarque e podem ser confusos para quem não conhece e existem grandes chances de se perder. 

Sendo assim, todas as das situações que foram citadas acima são chatas e ninguém quer passar por isso, não é mesmo?

Seguro e possível escolher a proteção adequada 

Para viajar de carro é importante contar com um seguro para o veículo, e geralmente os seguros de níveis mais básicos já cobrem algumas situações.

As mais comuns que são cobertas são as proteções contra colisões, roubos e incêndios. 

Por isso, ao assinar o contrato, é importante escolher os benefícios de seguro indispensáveis para você naquele momento, protegendo você e quem estiver junto. 

Ainda, se necessário, existe a possibilidade de adicionar serviços extras e outras coberturas, como por exemplo para acidentes envolvendo terceiros. 

Você faz a escolha do carro ideal para o tipo de viagem

Muitas pessoas ainda não sabem, mas ao alugar um carro para viajar é possível fazer a escolha do grupo do carro para o tipo de viagem. 

Podemos citar como exemplo as viagens em estradas de terra, onde é possível alugar veículos utilitários esportivos, já que oferecem modelos com tração nas rodas.

Agora se sua viagem é apenas uma pequena excursão, existem as minivans de tamanho médio, que além de confortáveis comportam até 7 pessoas. 

Esses modelos são ideais para as viagens com os amigos ou com um número maior de familiares. 

E para quem não dispensa muitas bagagens, como as famílias que incluem crianças, um carro sedan é um exemplo de uma opção com bastante espaço no porta-malas. 

Como escolher o carro para viajar? 

Reserve o veículo com antecedência

Alugar um carro para viajar de última hora não é uma boa alternativa e pode ser estressante. 

Aqui, o mais recomendado é realizar a locação com antecedência, garantindo que você terá o veículo que deseja para a viagem.

Se o modelo não estiver disponível, você pode garantir pelo menos que a locadora compense a situação oferecendo um upgrade.

Ainda, em viagens em alta temporada, reservar com essa antecedência é ainda mais importante, já que nesse período as buscas por carro são muito maiores. 

Por fim, saiba que muitas locadoras oferecem o serviço de locação online, ajudando a facilitar ainda mais o processo.

Confira se valor do aluguel é cobrado por dia ou por quilômetro

Assim como a leitura do contrato, esse ponto também merece uma maior atenção, já que estamos falando do tipo de cobrança que será feito no momento da locação.

Geralmente existem duas opções, a primeira é existir um limite de quilômetros para serem rodados.

Em situações onde esse limite é ultrapassado, o que pode acontecer, o usuário paga a mais por esse extra percorrido. 

Enquanto na segunda opção a cobrança é feita através da diária, onde normalmente é um pouco mais cara, mas que não existe a restrição sobre a quilometragem. 

Por isso, pode ser útil fazer uma estimativa da distância que será percorrida para descobrir qual opção é a mais vantajosa e benéfica para o usuário. 

Pesquise e compare os valores das locadoras

Além das muitas opções de carros para alugar, existem também diversas opções de locadoras de veículos dos mais diversos tipos.

Saiba que os valores entre elas podem variar muito, e fazer essa pesquisa e comparação pode ser uma ótima alternativa para sair na frente e economizar.

Por isso, veja o que cada uma delas pode fazer e oferecer para que sua viagem seja tranquila, confortável e, claro, muito divertida. 

Percebeu como alugar um carro para viajar pode trazer diversos benefícios e vantagens? 

Ao dar a devida atenção a todos os pontos que foram mencionados para no fim fechar o contrato, sua viagem será mais tranquila e segura.

Além disso, ter um carro à sua disposição pode incentivar a explorar por completo o lugar escolhido para a viagem. 

Para acompanhar esses e outros conteúdos sobre esse setor, clique aqui e acesse o nosso blog. 

Postado em Estratégia, Financeiro