Compartilhamento de carros e a mobilidade urbana

A mobilidade urbana no país é um tema que está sempre em transformação e traz novidades e formas melhores sobre como se transitar nas grandes cidades.

Ou seja, com o objetivo comum de diminuir o trânsito, reduzir a poluição que os veículos geram, e até mesmo economizar, o compartilhamento de carros foi introduzido. 

Essa é uma modalidade que ganhou espaço nos últimos anos e que está sendo utilizado cada vez mais por mais pessoas.

Acompanhe em nosso artigo tudo o que você precisa saber sobre essa nova forma de se locomover e as principais vantagens que ele oferece. 

Mobilidade urbana no Brasil

A mobilidade urbana no Brasil é um tema recorrente, já que estamos falando sobre como as pessoas se locomovem diariamente pelas ruas das cidades. 

Portanto, seja de forma coletiva, como no transporte público, ou de maneira individual, como no veículo próprio, a mobilidade no país está em constante transformação.

Com a ajuda da tecnologia, novas opções e maneiras de se locomover surgem a todo momento, e até mesmo com a pandemia a forma como as pessoas se deslocam diariamente mudou. 

Aqui, o transporte público por exemplo, foi analisado e visto como uma das piores formas de se locomover diante de uma pandemia. 

Neste ponto, não podemos deixar de notar que novas modalidades começaram a se destacar cada vez mais no mercado. 

Com isso, o aluguel por assinatura e o compartilhamento de carros são opções que estão ganhando espaço de diversas formas e fazendo com que as pessoas reavaliem a forma que transitam. 

O que é o compartilhamento de carros?

O compartilhamento de carros, também conhecido como carsharing, já está presente em diversas cidades do país e está ajudando o mercado de mobilidade todos os dias.

Sua proposta é a de alugar um veículo por algumas horas. Essa é uma ótima opção para quem precisa alugar um carro e quer usá-lo como se fosse seu por um determinado período. 

O mais interessante disso é que, o compartilhamento pode pode ser feito entre empresas e clientes, ou até mesmo entre pessoas físicas.

Ainda, diferente do aluguel tradicional como vemos nas locadoras de veículos, no compartilhamento a locação pode ter uma maior duração.

Ou seja, a alternativa ajuda a otimizar o trânsito nas cidades, reduz custos e diminui o volume de emissão de poluentes, além de ajudar a aproveitar melhor o espaço urbano através de uma melhor fluidez. 

5 vantagens sobre o carro compartilhado que você deveria saber

Disponibilizar o compartilhamento de um carro tem diversos benefícios, continue a leitura e conheça 5 deles.  

1. Melhoria no trânsito

Esse é um fato óbvio, pois sabemos que quanto menos carros nas ruas, menor é o trânsito.

Hoje, por exemplo, temos diversas plataformas que estão mudando a forma como vemos a mobilidade urbana, como o Waze e a Uber. 

O Waze Carpool possibilita com a carona que pessoas que fazem trajetos semelhantes possam se locomover separadamente. 

Ajudando assim a diminuir o número de veículos nas ruas, bem próximo a ideia do “juntos” da Uber. 

Ainda, estudos mostram que um carro compartilhado reduz 13 automóveis particulares nas ruas. 

2. Diminui a poluição

O carro compartilhado contribui também com o meio ambiente.

Como dito anteriormente, além de diminuir o número de veículos nas ruas, o mesmo ocorre com relação a emissão de poluentes. 

Uma pesquisa da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo mostrou em 2019 que os veículos de passeio são responsáveis por 62% das emissões de monóxido de carbono. 

Esse é apenas um fato que mostra que precisamos nos preocupar e admitir que o carro é um bem que pode e deve ser compartilhado.

3. Fortalece a cultura colaborativa no país

Compartilhar o veículo ajuda também no aumento de uma cultura mais colaborativa, tema que é relevante e pautado através do significado de economia compartilhada. 

Seu objetivo é dar mais valor durante uma experiência do que em um objeto ou bem que você tem posse, ajudando assim a reduzir desperdícios. 

4. Reduz a perda de tempo com estacionamentos, por exemplo

A redução do número de veículos nas ruas também diminui os estacionamentos nas grandes cidades.

Especialistas apontam que essa queda relacionada a necessidade de estacionar, pode ajudar no cultivo de áreas mais verdes, que melhoram a qualidade de vida das pessoas. 

Além disso, ao dirigir e procurar por vagas para estacionar, saiba que a competição será muito menor. 

5. Te ajuda a aumentar a renda ou a economizar.

Além do aumento na renda, ao tornar seu carro um veículo compartilhado através de uma plataforma, é possível decidir quem será o motorista que irá ficar com o veículo.

Essa autonomia é um bom exemplo que ajuda na segurança e conforto para tomar decisões que envolvam o seu bem. 

Por outro lado, um carro não é um bem muito barato, e entender a necessidade em comprar um é bem importante.

Dessa forma, caso você não tenha um veículo ou não precise dele sempre, utilizar o carro compartilhado pode ajudar a economizar nas horas mais difíceis. 

Agora você já sabe tudo sobre o compartilhamento de carros e o que ele pode oferecer para toda a população das grandes cidades. 

Se quiser ficar por dentro de todas as tendências e mudanças que estão acontecendo no mercado da mobilidade, não deixe de ouvir os nossos episódios do nosso podcast. 

Clique aqui e conheça o Bota na Roda. 

Postado em Empreendedorismo, Estratégia, Sem categoria