Como fazer um bom controle de combustível para frotas

Você sabe a importância em manter um bom controle de combustível para uma frota? 

Esse é certamente um dos grandes desafios para quem trabalha com uma frota de veículos.

Como uma das principais despesas deste ramo é relacionado ao combustível e sua variação, é importante estar por dentro e entender como o controle pode ajudar. 

Ainda, com diversas vantagens e pontos que podem ser avaliados, este controle oferece pontos importantes para que uma frota economize e saia na frente. 

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, continue a leitura e saiba tudo sobre como fazer e o que um bom controle de combustível pode oferecer. 

Por que é importante fazer um bom controle de abastecimento de uma frota? 

Podemos afirmar que os principais objetivos desse tipo de controle para uma frota é reduzir custos e aumentar a produtividade. 

Contar com informações, como por exemplo saber a quilometragem exata que cada veículo é capaz de percorrer com um litro de combustível, pode trazer grandes vantagens.

Dessa forma fica viável e mais fácil fazer um bom planejamento e ter como resultado menos gastos e mais rendimento com relação aos colaboradores.

Atualmente também existem softwares de gestão de frota que auxiliam neste controle com o combustível de diversas formas e com os mais diversos benefícios. 

Ao não acompanhar os veículos de uma frota de perto e sem monitorar em tempo real, é possível desperdiçar até 30% de combustível. 

Ainda, é importante ressaltar que quanto maior for uma frota de veículos, mais assustador é o desperdício.

Quais são os principais indicadores que ajudam no controle de combustível?

Estado dos veículos 

Para fazer um bom controle de combustível, um primeiro passo muito importante é entender o estado de cada um dos veículos da frota. 

Informações como a idade do modelo, o consumo de combustível por litro e itens que são substituídos em uma manutenção preventiva devem constar aqui. 

A partir disso fica cada vez mais simples reconhecer quais veículos são menos econômicos e quais têm um maior custo no abastecimento. 

Tipo de combustível

A fim de reduzir os custos do negócio, é necessário que se compreenda qual o tipo de combustível usado nesses veículos

Estatísticas mostram que nos veículos de modelo flex, o álcool tende a render 32% a menos que a gasolina. 

Portanto, a fim de obter resultado significativo, o valor do álcool deve ser, em média, 30% menor que o valor da gasolina

Por isso, analisar os preços na bomba e a performance de cada veículo da frota é muito importante. 

Dessa forma é possível realizar um controle mais competente e garantir que as frotas sejam abastecidas com o melhor combustível no momento. 

As cargas

Outro fator que tem impacto direto no consumo de combustível é a distribuição de carga dentro de um veículo. 

Sabemos que quanto mais pesado ele está, maior é o gasto, certo?

Por esse motivo, observar a distribuição das cargas também é um indicador valioso para se atentar em um controle de abastecimento. 

Assim é possível visar a compatibilidade entre a demanda da carga e o suporte de peso que o veículo tem naquele momento. 

Percursos 

Incluir o percurso da frota na lista de controle de abastecimento é outro passo indispensável. 

Isso tanto para empresas que se deslocam todos os dias ou mesmo para pequenos percursos que são feitos.

Aqui, o universo das rotas tem impacto direto no custo do combustível.

Um exemplo prático é notar que em um percurso onde exista uma rodovia bem feita e duplicada, as paradas e trocas de marcha são menores, assim como os custos. 

Já para um percurso nos centros urbanos, as freadas e retomadas são bem maiores, tornando o consumo muito maior. 

Por fim, se as informações forem cruzadas com dados relacionados ao motor e tipo de combustível, os resultados possibilitam que um controle eficaz possa ser feito. 

Condutores 

Por último, mas não menos importante, o fator humano também pode e deve ser visto como um indicador durante um controle de combustível. 

Aqui, é importante fazer a leitura dos dados de telemetria, pois eles mostram aceleração, frenagem e troca de marchas.

Essa verificação possibilita ver o comportamento de todos os condutores do time e ajudá-los a seguir com uma condução muito mais prudente e correta. 

Podemos ver a importância e quais indicadores são essenciais para melhorar os números e ter um bom controle de combustível para uma frota em um negócio.

Já pensou nos grandes resultados e possibilidades que um controle pode trazer ao utilizá-lo no dia a dia do seu empreendimento? 

Se ainda precisar de auxílio, clique aqui, entre em contato com a Vers e fale com um de nossos especialistas agora mesmo. 

Oferecemos aos nossos clientes máxima segurança na tomada de decisão, alcançando os melhores resultados.

Postado em Contabilidade, Estratégia, Financeiro