Como aumentar a segurança nas estradas com a tecnologia automotiva?

A tecnologia e seus avanços referentes ao setor automotivo estão surpreendendo cada vez mais, principalmente quando relacionados a eficiência e segurança.

Portanto, todos esses progressos, que têm o objetivo de desenvolver automóveis mais seguros e sustentáveis, são chamados de tecnologia automotiva. 

Com resultados cada vez mais impressionantes através de muita pesquisa e inovação, ela está cada vez mais presente e mais fácil de identificar através da evolução dos veículos. 

Quer ficar por dentro e conhecer as novidades da tecnologia automotiva? Continue a leitura e saiba mais!

Poltrona antissono

É normal que viagens longas gerem um maior cansaço e provoque sonolência. E esse é um fator que está diretamente ligado a muitos acidentes que acontecem.

De acordo com a Abramet, cerca de 20% dos episódios no Brasil estão relacionados a distúrbios do sono e ao cansaço. 

Considerando esses fatos, hoje a indústria automotiva desenvolve o banco antissono.

Ou seja, ele é equipado com uma manta térmica de aquecimento, alto-falantes, sistema vibratório eletromagnético e sistema de refrigeração.

Todos eles agregados monitoram o cansaço do motorista e ajudam a despertá-lo nos momentos em que o sono se faz presente. 

Piloto automático adequado

Você provavelmente já ouviu falar que o comando automático é a promessa do futuro, e que as montadoras já investem pesado nesse sistema. 

Por exemplo, pensando nesse processo de automação, o piloto automático é um recurso fundamental e presente como tecnologia automotiva.

Esse recurso já existe em carros mais modernos e é adaptativo, monitorando o fluxo do tráfego e ajustando a velocidade sempre que necessário, e de forma automática. 

O instrumento ajuda na redução de colisões e em situações onde grandes acidentes acontecem, além de atuar dessa forma em estradas muito movimentadas. 

 Auxiliar de estacionamento 

Saiba que a dificuldade para estacionar um veículo irá fazer parte do passado. Hoje já é possível notar a popularização dos sensores de aproximação e câmeras de ré. 

Outra inovação para facilitar esse processo é os novos assistentes ou auxiliares de estacionamento. 

Eles prometem conferir se a vaga comporta o automóvel e qual a melhor manobra para fazer a baliza. 

Visão norturna

Sabemos que em uma estrada à noite, a preservação das estradas, o conhecimento do trajeto e a iluminação são motivos que influenciam na capacidade de direção. 

Portanto, nesse ponto, as ferramentas de visão noturna podem captar obstáculos através de uma câmera térmica. 

A partir da alteração da mudança de cor projetada em uma tela, ela consegue alertar o motorista. 

Ainda, a tecnologia automotiva está investindo fortemente na inserção de faróis com luz de lazer, para alcançar maior luminosidade, se comparado com o LED. 

Controle por gesticulações

Já pensou em acionar câmeras externas do veículo, aumentar o volume da música e ignorar ligações sem precisar tocar em nada?

Muitas montadoras têm modelos de automóveis onde esse controle pode ser feito através de gesticulações que são detectadas por microssensores. 

Dessa forma o condutor não se desvia do foco e tem mais atenção e segurança nas estradas. 

Informe de animais na via

Outra causa muito comum de acidentes é a presença de animais, onde os mesmos invadem as estradas e provocam os mais diversos incidentes. 

Por isso, hoje existem empresas que desenvolvem sistemas de sensores que, quando colocados no veículo, identificam a presença dos animais e avisam o condutor. 

Identificador de ponto cego

Ou seja, outro elemento que está ligado a tecnologia automotiva e a visibilidade do motorista é o identificador de ponto cego. 

Essa nova tecnologia ajuda na troca de faixas através de um dispositivo que reconhece pedestres e veículos do campo onde quem dirige normalmente tem a visão limitada. 

Ou seja, o sistema de radar geralmente se encontra nos retrovisores externos e pode ser ativo pelo uso das setas do veículo. 

Ao acionar, o sensor irá gerar um sinal luminoso e sonoro fazendo a liberação ao não para a troca de pistas. 

Teen driver

Esse recurso pode ser interessante principalmente para pais e parentes preocupados com adolescentes recém-habilitados. 

O teen driver possibilita que configurações possam ser pré-definidas, como por exemplo a velocidade máxima do veículo. 

Outra alternativa é a permissão para o funcionamento do veículo apenas quando todos os processos de segurança forem feitos.

Head-up display

Na direção defensiva, ter atenção e foco durante a direção é fundamental. 

A partir da tecnologia head-up display, o condutor pode acessar as informações do automóvel sem precisar tirar os olhos da pista. 

Essa tecnologia automotiva possibilita projeções nos para-brisas, como por exemplo, velocidade, rotação, temperatura e dados de consumo. 

Elas são feitas através de um raio laser que expõe no vidro do veículo as imagens. 

Comando automático de tração

O comando ou sistema automático de tração serve para fazer o controle da tração do veículo de diferentes formas. 

Portanto, o mais comum no mercado hoje é o Eletronic Actuation System (EAS), que controla a tração e a altura do quanto com relação ao solo. 

E também existe o Eletronic Brake Force Distribuition (EBD), que age na distribuição eletrônica da força de frenagem. 

Esse modelo costuma agir como uma espécie de auxiliar do freio antitravamento, conhecido também como ABS, operando mesmo que o pedal não seja levado ao fundo. 

Ou seja, como você pôde acompanhar, a tecnologia automotiva está sendo levada a sério e as montadoras estão focando cada vez mais na segurança dos condutores. 

Esses avanços acontecem anualmente e muitas das possibilidades citadas estão se tornando cada vez mais acessíveis para todos os tipos de público. 

Para ficar por dentro dessa e outras tecnologias desse mercado, acesse o nosso blog clicando aqui.

Postado em Sem categoria