Controle de combustível para frota

Atualmente existem diversas formas de economizar e reduzir custos quando o assunto é mobilidade. 

Para as locadoras de veículos e para as empresas que querem terceirizar uma frota, os gastos com combustível podem se tornar uma grande dor de cabeça. 

Por isso existe o controle de abastecimento de frota. Hoje é muito importante saber o quanto se gasta ao abastecer os veículos e realizar o controle dos mesmos. 

Saiba mais sobre a importância do controle de combustível para uma frota e como ter uma maior eficiência para a sua locadora e seus clientes que utilizam sua frota de veículos.

Por que fazer o controle de combustível da minha frota de veículos?

Fazer o controle do abastecimento é muito importante para uma excelente gestão de frotas.

Já que ela possibilita que a empresa que terceirizou a frota através de uma locadora gerencie os gastos e mantenha a frota trabalhando de maneira eficiente. 

Ainda, ao fazer esse controle, fica fácil notar qual combustível tem melhor relação de custo x benefício para os veículos da frota, indicando qual deles oferece o menor custo por km rodado. 

Vale lembrar que os veículos podem variar a forma como aproveita o combustível, pelo estilo de direção de quem conduz o veículo, calibragem, desgaste de pneus, condições do asfalto e etc. 

O controle de combustível ajuda ainda a identificar o melhor fornecedor em questões de qualidade. 

Combustíveis que são adulterados causam prejuízo financeiro e apressam o desgaste dos veículos. Fique atento! 

Quais são os benefícios em fazer o controle de combustível para a minha frota? 

Redução de custo

Geralmente quem está acostumado a fazer esse tipo de controle já sabe como anda o valor de cada item. 

Assim, as locadoras conseguem identificar de forma fácil o combustível mais econômico e que apresenta o melhor custo benefício para repassar para quem terceirizar a frota

Com essas informações é possível prever com certeza o custo de cada km rodado e evitar prejuízos. 

Dados como esse podem contribuir também no planejamento financeiro das empresas e até mesmo no das locadoras que possuem frotas disponíveis para alugar. 

Como resultado a maior segurança para outros investimentos e o maior direcionamento para abrir uma nova unidade ou desenvolver novos serviços pode acontecer.

Aumento de produtividade 

Como segundo benefício, o aumento da produtividade acontece através do planejamento das rotas, da manutenção da frota e do uso de tecnologias que podem ajudar no controle de combustível. 

Todas essas condutas ajudam a frota a realizar mais viagens, percorrer maiores distâncias e gastar menos. 

Toda essa redução ajuda tanto a empresa que terceirizou a frota quanto a locadora a aumentar receita e mostrar maiores lucros. 

6 dicas para começar a controlar o combustível de uma frota agora mesmo! 

Faça parceria com postos de abastecimento confiáveis 

Tenha uma lista de postos confiáveis e não abasteça em qualquer lugar.

Avalie as indicações de outras pessoas e das locadoras que oferecem esse serviço de terceirização de frota.

Ainda, é possível garantir um bom controle e reduzir custos através de parcerias.Para isso, converse com as redes de postos e busque condições comerciais especiais. 

Considerar esse item pode resultar em melhores preços e controles mais bem feitos. Como o envio de relatórios de abastecimento, por exemplo. 

Faça a manutenção da frota

Fazer uma boa manutenção da frota faz parte do controle de combustível. Uma calibragem por exemplo pode ter um impacto direto no consumo do mesmo. 

Você já deve ter conhecimento que os veículos sem manutenção consomem mais combustível e têm maiores chances de acidente.

Por isso, é muito importante colocar em rotina a manutenção preventiva. 

Uma boa dica pode ser programar essas revisões com a locadora de veículos através de um cronograma a ser seguido. Dessa maneira, a frota estará sempre em bom funcionamento. 

Conheça as tecnologias que podem ajudar no controle 

A tecnologia está presente no nosso dia a dia nos auxiliando de diversas formas, e no controle de combustível não seria diferente. 

Hoje existem tecnologias que pegam, organizam e mostram em tempo real dados sobre as atividades dos veículos e de quem os usa. 

Essas informações são válidas para ver se os colaboradores da empresa seguem a rota definida e se estão dentro da velocidade indicada. 

Um sistema como esse pode ainda registrar o abastecimento de cada veículo de uma frota, possibilitando a criação de relatórios com as médias de consumo e a performance de cada motorista. 

Por fim, ele também pode ajudar na gestão do negócio, ajudando nas tomadas de decisão e a fazer um planejamento mais eficaz. 

Faça o controle da previsão de gastos 

Ao contar com a rodagem de uma frota, você tem consigo uma ótima base para fazer estipular o consumo de combustíveis da sua frota. 

Se o cruzamento de dados for feito, será possível ter uma projeção do custo para os próximos meses.

Para um cálculo mais real, considere a sazonalidade, previsão de demanda, perspectiva de crescimento e etc. 

Aqui, o mais importante é a empresa terceirizada fazer um planejamento adequado e garantir que a operação aconteça da melhor forma nos próximos meses.

Planeje as rotas de forma eficiente 

Já sabemos que quanto maior uma distância percorrida, mais combustível será gasto, o que pode elevar os gastos em todos os sentidos. 

Apesar disso, existem outros fatores que podem interferir nesse cálculo, como a situação das estradas, engarrafamentos e sinais de trânsito. 

Por isso, para que esse tipo de problema não aconteça é importante planejar as rotas. 

Além de reduzir a distância percorrida, ajuda a procurar caminhos que causam menos dificuldades, como as citadas anteriormente. 

Controle o peso dos veículos da frota 

Essa é outra forma de começar a controlar o combustível e economizar. 

É importante lembrar que quanto mais pesado estiver o veículo, mais combustível ele irá consumir. 

Por isso, é importante estar atento a quantidade e também a distribuição do peso da uma carga no veículo.

Ainda, os colaboradores que dirigem esses veículos devem ficar cientes de ter atenção a esse ponto. 

Portanto, pode ser valioso fiscalizar de forma rígida para garantir que o padrão definido seja cumprido. 

Agora que você tem informações importantes sobre o controle de combustível de frota, não deixe de compartilhar com seus clientes e se tornar um aliado de quem confia e utiliza os serviços da sua locadora.  

Temos diversos materiais que auxiliam e que podem oferecer muito mais para a sua locadora de veículos e para os seus clientes.

Clique aqui e conheça nossos materiais gratuitos. 

Postado em Estratégia