Carro elétrico para locadoras de veículos

Carro elétrico para as locadoras de veículos?

Os carros elétricos chegaram como uma possibilidade sustentável para ocupar o espaço dos veículos movidos a combustíveis fósseis (recursos naturais não renováveis).

Apesar de não serem tão acessíveis quanto um veículo tradicional, o carro elétrico no Brasil tem chegado aos poucos e a tendência é de que isso mude nos próximos anos. 

Acompanhe tudo sobre o carro elétrico, seus benefícios e o que ele pode oferecer em especial para a sua locadora de veículos. 

Como funciona um carro elétrico? 

O funcionamento de um carro elétrico acontece por meio de uma corrente elétrica, ao contrário dos veículos tradicionais com a queima de combustível fóssil. 

Para que isso aconteça, o mecanismo do carro elétrico depende de 4 componentes básicos: bateria, inversor, motor de indução e sistema de recuperação de energia. 

Sua bateria recarregável, armazena a energia elétrica que será usada para que o carro funcione. 

O inversor, converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, sendo levada para o motor de indução.

Dessa forma a eletricidade aciona o mecanismo do motor e as com que o veículo se mova.  

Ainda, como não acontece a queima de combustível, o carro não emite ruídos que muitas vezes são incômodos e não gera poluentes. 

Outro fator importante é que o uso da eletricidade dá a possibilidade de melhor aproveitamento da energia. 

Por isso, a aceleração é mais leve, facilitando a condução do mesmo.

Quais são os tipos de carro elétrico?

Já sabemos que o carro elétrico funciona através da energia elétrica, mas alguns tipos podem incluir os combustíveis para alguma ação específica que o carro necessite. 

Plug-in electric são carros 100% elétricos e que obtêm energia através do seu carregamento.

Plug-in hybrid são carros híbridos que funcionam com a energia elétrica e com o combustível.

Hybrid electric são carros que prevalecem no uso do combustível, mas que funcionam também com eletricidade, mas seu carregamento é feito apenas pelo sistema de recuperação de energia. 

Conheça os prós de um carro elétrico no Brasil.

Carro eficiente 

A eficiência do carro elétrico é de 95%, enquanto em um veículo com motor a combustão a porcentagem de eficiência é de 35%, reduzindo ainda o custo do km rodado. 

Praticidade em um veículo 

Em um carro elétrico não há o espaço roubado pelo motor e transmissão como nos carros tradicionais. O que significa muito mais espaço para bagagem e passageiros. 

Manutenção prática 

O motor elétrico do carro não tem muitas peças móveis e nem precisa da troca de óleo, correias e até mesmo água. 

Ainda, sua única peça móvel não ferve.  

Possibilidades de fontes de energia

A corrente elétrica do carro não precisa de baterias pesadas, ou seja, ela pode se gerar no próprio carro através de uma célula a combustível, alimentada por hidrogênio ou outro combustível extraído do H2. 

Conheça os contras de um carro elétrico no Brasil.

Baterias de difícil descarte 

As baterias desse tipo de veículo encontram-se em constante processo de desenvolvimento. No entanto, ainda permanece pesadas, com alto custo e sua reciclagem não é tão fácil.  

Emissões de gases

O carro elétrico roda limpo, mas a fabricação das baterias e sua recarga podem emitir CO2. 

Porém isso depende de como se gera energia elétrica no país.

Pontos de recarga e tempo

Esse é um ponto complicado pois no país não existem pontos o suficiente para uma recarga rápida em situações de viagem. 

Ainda, a compra do equipamento particular tem um alto custo e não funciona como um combustível líquido. A bateria demanda algumas horas para carregar. 

Investimento e opções  

Saiba que o valor do carro elétrico é bem mais caro que o tradicional, já que suas baterias tem um valor mais alto. 

Ainda, existem poucos fabricantes e poucas opções desse tipo de veículo para o brasileiro (o que tende a mudar com o passar dos anos).

Os carros elétricos estarão presentes nas locadoras de veículos do país? 

Essa é uma realidade que já se faz presente e que apresenta uma grande concorrência para o mercado de locadoras de veículos nos próximos anos. 

Enquanto isso, algumas locadoras do país já contam com carros elétricos para aluguel, principalmente para frotas. Isso ajuda a expandir a mobilidade elétrica no Brasil e a trazer a redução de custo com combustível e manutenção. 

Essa expansão tende a acontecer gradualmente, com outros objetivos como o de ajudar o meio ambiente. 

Em termos globais, de acordo com a AIE (Agência Internacional de Energia), em 2019 a comercialização de automóveis elétricos chegou a 2,1 milhões.

Um crescimento total de 6% com relação ao ano anterior. 

Agora que você já conhece mais sobre a realidade do carro elétrico no Brasil, não deixe de compartilhar esse conteúdo para mais pessoas. 

A Vers é especializada no mercado de mobilidade e em ajudar no crescimento das locadoras de veículos de todo o país. Clique aqui e solicite o contato com um de nossos experts agora mesmo! 

Postado em Empreendedorismo, Estratégia