4 dicas importantes sobre a contabilidade para locadoras de veículos

A contabilidade para locadoras é um serviço extremamente importante.

Quando bem gerida, a contabilidade é capaz melhorar todos os processos da empresa, como resultado da redução de custos que ela proporciona.

Se a mesma for especializada no segmento, melhor ainda, pois entenderá profundamente o mercado, como é o caso da VERS Contabilidade para Locadora de Veículos.

Portanto é importante conhecer algumas dicas importantes sobre a parte contábil, tributária e fiscal do negócio, para que consiga operar todos os setores tranquilamente.

Sabendo que, administrar uma empresa, seja ela de qual ramos for, é sempre um grande desafio. Mas é inegável que quando você conta com serviços terceirizados especializados no seu nicho, consegue obter resultados realmente impressionantes.

Para conseguir se destacar no mercado você precisa ter uma empresa organizada e focada em resultados. E uma assessoria para locadoras de veículos pode lhe ajudar a encontrar esse equilíbrio, construindo um caminho de sucesso para a sua empresa.

No artigo iremos abordar 4 dicas que servirão de auxílio estratégico e operacional para qualquer tipo de locadora.


1. Contrate uma contabilidade especializada

Não é segredo algum que a contabilidade especializada no ramo de aluguel de veículos é essencial para uma locadora melhorar os seus resultados.

Questões que serão tratados mais adiante como, depreciação do ativo imobilizado, governança tributária, gestão de frotas e outros, são detalhes que não passarão despercebidos.

Ser acompanhado por profissionais de contabilidade que têm o know-how do segmento e que estão sempre atualizados com as normas e leis, possibilita ao locador agir mais em prol do negócio.

O controle do patrimônio, que é a essência da contabilidade, é indispensável para qualquer empresa, mas para uma locadora, negócio que exige um alto custo de operação, é mais ainda!

LEIA  Os processos de M&A estão a todo vapor no segmento de locação de veículos, sua empresa está pronta?

Quando especializada, a contabilidade oferece suporte desde o início de tudo, à partir da legalização e estruturação societária, até mesmo em sua baixa, para apurar os dados contábeis e encerrar as atividades corretamente, sem acumular dívidas.

É fundamental que a locadora tenha toda a assessoria contábil, fiscal e tributária, para administrar as suas operações com perícia e à ponto de otimizar todo o negócio.contratar contabilidade

2. Faça a gestão das frotas de forma atenta e bem planejada

Os veículos são o alicerce das locadoras, obviamente. Portanto precisam de receber toda atenção necessária para a sua boa gestão das frotas.

As locadoras sempre precisam atualizar as frotas de veículos, afinal, os mesmos vão se desvalorizando com o tempo, em razão da depreciação e, por isso, precisam estar bem administrados para não ter problemas desnecessários.

A aquisição de novas frotas é essencial para as locadoras continuarem operando com qualidade, por isso a necessidade de se atentar à contabilidade especializada, pois ela irá oferecer as melhores táticas para uma boa compra.

contabilidade para locadoras

A periodicidade das manutenções preventivas e corretivas dos veículos são também fatores preponderantes para gerir a locadora com maior equilíbrio.

 

3. Atenção à depreciação do Ativo Imobilizado

O Ativo Imobilizado da empresa é tudo aquilo que é tangível e necessário para a operação da empresa, sendo que deve ser um bem que possa ser utilizado por um ano ou mais.

Além disso, configura no Ativo Imobilizado qualquer recurso aplicado ou já destinados à aquisição de bens tangíveis, como em uma construção, por exemplo.

Na teoria, tudo se desvaloriza com o tempo e, perante a lei, as locadoras precisam registrar a desvalorização de seus bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

desvalorizacao-carro

E é importante que a depreciação seja bem executada, pois ao final das contas, será um valor restituído no Imposto de Renda.

LEIA  Como são aplicadas as multas para locadoras de veículos?

 

4. Governança tributária

A alta carga tributária aplicada no Brasil faz com que as empresas tenham que se preocupar com o recolhimento dos impostos e sobre o quanto a desatenção com esses pode impactar na lucratividade.

O planejamento tributário é um conceito que permite o controle das obrigações acessórias, reduzindo o risco fiscal.

As empresas que não o praticam, acabam pagando mais tributos por não se apoiar corretamente no sistema tributário e à legislação.

Ou seja, com a governança tributária, as locadoras agirão dentro da lei, além de poderem reduzir consideravelmente os gastos indevidos.

 

Contabilidade para Locadoras: Qual o diferencial?

Se você ainda quer saber por que contratar uma contabilidade especializada em locadoras de veículos é importante, entenda que uma empresa especializada trabalha diariamente em contato com o mercado de locadoras e podem levar com eles todo o conhecimento suficiente para evitar e solucionar certos problemas contábeis.

Bons resultados se encontram sempre acompanhados por estratégias muito bem elaboradas, onde estas devem ser cumpridas corretamente para a efetividade do processo.

No caso, a contabilidade faz parte de um conjunto de estratégias que necessitam ser aplicadas na intenção de gerar o objetivo final de todo e qualquer negócio.

A área do setor contábil possui a finalidade de garantir informações sobre todo o patrimônio da sua empresa, sendo de ordem econômica e financeira, o que torna mais fácil a tomada de decisões.

Para a situação de uma locadora de veículos, é extremamente importante que se use sempre bons serviços de contabilidade, o que eleva o nível de controle do patrimônio, tornando-se determinante para o sucesso da locadora.

 

O que você deve procurar em uma contabilidade?

Profissionais qualificados e experientes

Encontre uma equipe de contabilidade do ramo e escolha apenas por aquela que possua profissionais qualificados e experientes no assunto.

LEIA  Veja algumas dicas para parcerias com locadoras de veículos

Assegurando que o trabalho será exemplar.

Empresa que possua comprometimento com os clientes

É preciso haver uma troca entre a agência e os clientes, só assim será possível fazer o melhor serviço possível. Sempre busque profissionais atenciosos e solícitos para trabalhar com você.

Fácil acesso às informações e contato

Possuir fácil acesso às informações também é um item importante a ser checado. São os dados da sua empresa que estão sendo trabalhados, então você deve ter conhecimento sobre eles.

Profissionais que vão além da sua responsabilidade

Busque por uma empresa que faça além do básico. Profissionais que realmente conhecem o seu empreendimento e que possam dar ideias construtivas e estratégicas.

 

Serviços que a Vers oferece para a sua Locadora

A Vers oferece uma série de serviços com a finalidade de economizar nos tributos da sua Locadora de Veículos. Os principais serviços são:

  • Controle da Frota: Controle de Venda dos Veículos, Apropriação da Depreciação, Receita não Operacional e Ganho ou Perda nas Vendas.
  • Controle de Passivo Financeiro: Correta Apropriação dos Juros, Controle de Antecipação dos Contratos e Controle de Amortização dos Contratos.
  • Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Balancete Mensal, DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), ECD (Sped Contábil), DMPL (Demonstrativo de Mutações no Patrimônio Líquido) e DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa).
  • EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização): Indicador de Desempenho Financeiro e Efetiva Capacidade de Geração de Caixa.
  • Controle de Baixas – Sistema ERP (Planejamento de Recursos Empresariais): Controle de Fornecedores em Aberto, Passivo Fictício e Baixa de Fornecedores Quitados.Fale agora com um consultor e saiba como a Vers pode auxiliar o seu negócio: é só clicar aqui.
Postado em Contabilidade, EstratégiaTagged , , , , ,