Veja algumas dicas para parcerias com locadoras de veículos

Acredito que podemos concordar que não há como prosperar em um negócio de investimento tão alto, como o de locadoras de veículos, sem ter parcerias para apoiar o crescimento da empresa.

Quem tem empresa de aluguel de automóveis sabe o quanto é importante ter uma empresa de gestão de frotas como parceira, para administrar melhor os veículos.

Ou até parceria com companhias aéreas, que é bastante proveitoso, já que o aluguel dos carros é muito utilizado pelos passageiros que não têm como se locomover.

As parcerias podem ser também uma solução para melhorar os processos das locadoras de forma bem mais econômica e, dependendo da estratégia utilizada, pode gerar até mesmo o aumento da lucratividade.

Aqui no artigo vamos falar sobre como aproveitar melhor o mercado com as parcerias e ainda quais são as mais indicadas.

Vamos lá!

 

Por que parcerias são tão importantes para as locadoras?

Uma locadora de veículos poder contar com parcerias é fundamental para facilitar sua visibilidade e para apoiar a empresa nas em ações específicas – como, por exemplo, em um evento específico, em determinado local, que irá atrair muitos turistas e potenciais clientes.

Um evento no exterior, por exemplo, no qual os frequentadores não podem ir de carro, é uma ótima oportunidade para as locadoras abrirem pontos de atendimento dentro dos aeroportos, no caso de um passageiro, de alguma companhia aérea, preferir alugar um veículo ao invés de utilizar transporte público ou serviços de transportes pagos como o Táxi, UBER e outros.

LEIA  Dicas para uma boa gestão de frota de veículos

Parcerias como a exemplificada acima geram receita para a locadora sem a necessidade de muito esforço de venda, pois a demanda automaticamente irá aumentar.

A MOVIDA, uma das maiores empresas locadoras de veículos do país criou um programa, em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, nomeada de Carbon Free, em que dobrou o aluguel de veículos de 2014 para 2015 e continua crescendo até hoje.

sustentavel1

O programa consiste em calcular a emissão de Co² da locação e, traduzindo a emissão para o plantio de árvores em território nacional. E ainda é permitido o acompanhar as árvores plantadas através da internet.

Portanto, basta conseguir enxergar as boas oportunidades que irão influenciar positivamente o negócio.

E lembrar que a parceria não precisa necessariamente gerar lucro simplesmente, mas também agregar valor para a marca.

Na verdade, quanto mais valor percebido pelo cliente, mais a locadora terá chance de vender e, consequentemente, gerar mais lucros.

 

Quais parcerias podem fazer diferença para uma locadora?

As locadoras podem e devem se beneficiar amplamente de parcerias, mas cada caso tem suas peculiaridades.

Um fato é que todas as locadoras têm a possibilidade de criar parcerias que seja benéfica para o seu negócio, especificamente.

Talvez a parceria mais importante seja com montadoras de veículos, para conseguir preços mais acessíveis na renovação e aquisição de novas frotas.

CARROS-PATIO-MONTADORA-BRUNNO-COVELLO-Web

Inclusive, segundo a ABLA – Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis, as montadoras têm as locadoras de veículos como os seus maiores clientes.

Ter uma empresa de contabilidade como parceira também é crucial, ainda mais quando especializada no ramo, como é o caso da VERS Contabilidade para Locadoras de Veículos.

Além de oferecer assessoria contábil completa, a contabilidade irá auxiliar a locadora em todos os processos financeiros da locadora, que são bastante complexos, além de todo o suporte na parte tributária, que também possui grande complexidade.

LEIA  5 dicas para sua locadora de veículos fidelizar seus clientes

As companhias aéreas também fazem parte do aglomerado de possibilidades que as locadoras têm de usufruir como parceria, como já mencionado.

Afinal além de poder disponibilizar o benefício do aluguel de automóveis aos seus passageiros logo após o desembarque, ajudam as locadoras a ampliarem seus horizontes e, principalmente, a atuarem com franquias num local de alta demanda.

Locadoras-de-carro-Estados-Unidos-Aeroporto

Existem locadoras que, em parceria com companhias aéreas, até ofertam milhas na contratação de determinados planos de locação.

Terceirizar frotas de automóveis também é um tipo de serviço bastante frequente e compensador.

Empresas buscam sempre reduzir seus custos terceirizando suas frotas de veículos, o que é uma ótima solução para ambos os lados.

É bom para a locadora, que aumenta consideravelmente a sua receita, assim como para as empresas contratantes e parceiras, pois reduzem bastante seus custos.

Instituições financeiras, como bancos operadores de cartão de crédito, também são bons exemplos de parcerias positivas, pois dão chance de ofertar condições especiais para o locatário, assim como para a locadora.

Por fim, motoristas de transporte compartilhado, como UBER e Cabify também são outra possibilidade de parceria, como já dito acima.

Muitos motoristas preferem alugar o seu veículo para trabalhar ao invés de comprar um, o que pode ser uma possibilidade da locadora tê-los como clientes mensais ou até por períodos maiores.

 

O que achou do artigo? Foi útil para você? Comente e nos diga o que achou!

Postado em EstratégiaTagged , ,