Pensando em abrir uma locadora de veículos? Não perca estas dicas!

Você já deve ter noção que o ramo das locadoras de veículos exige um investimento inicial de alta envergadura.

Mas também tende a dar um retorno que costuma valer a pena para o empresário investidor.

Para ser bem-sucedido no ramo da locação de veículos é preciso muita cautela, planejamento e responsabilidade, afinal o que se está locando não é um produto inofensivo, que não oferece riscos e cuja manutenção – física e fiscal – seja barata.

Enquanto proprietários dos nossos carros, todos nós sabemos como apenas um veículo nos causa transtornos, exigindo manutenção periódica e o pagamento de grande carga de impostos.

Agora imagine uma locadora que possui uma frota de 50 veículos?

TO GO WITH AFP STORY BY MARC BURLEIGH - Dozens of new cars of US carmaker General Motors are seen at the GM car park, in the automobile pole of Sao Bernardo do Campo, some 25 km south of Sao Paulo, Brazil, on December 2, 2008. Brazil's auto industry, after two years of fast-paced growth, has run into a brick wall thrown up by the global economic crisis, sectorial data and developments over the past month show. New car registrations in November fell 30 percent compared to the same month in 2007, the national car dealers' federation Fenabrave said Tuesday. AFP PHOTO/Mauricio LIMA (Photo credit should read MAURICIO LIMA/AFP/Getty Images)

De fato, todas as responsabilidades são multiplicadas. Mas nada disso é motivo para desistir dessa ideia.

Com algumas dicas práticas e específicas desse ramo, você verá que é possível montar uma locadora de veículos e, sobretudo, fazê-la prosperar.

Acompanhe com a gente!

 

Plano de negócios

Elaborar um Plano de Negócios é o primeiro passo para o início de qualquer empreendimento.

Para montar o seu, você precisará de um contador, que irá orientá-lo de acordo com o capital inicial de que você dispõe e de acordo com os gastos previstos para colocar a locadora em funcionamento.

Ele fará as contas dos gastos fixos, dos impostos, dos juros sobre os financiamentos para a compra dos veículos, tendo isso como base, no qual deverá ser a sua meta mensal de arrecadação.

Jamais dispense os serviços de um analista financeiro ou contador, tendo em vista os altos investimentos que uma locadora de veículos precisa fazer.

LEIA  Franchising e Franquias: Abrindo uma empresa já pronta

O investimento inicial gira em torno de 100 a 300 mil reais. É necessário mesmo muito planejamento!

como-criar-um-plano-de-negocios

E caso haja interesse em abertura de franquias, o investimento costuma ultrapassar a casa do 1 milhão, para mais.

 

Impostos e gastos legais

Com certeza o seu contador irá orientá-lo sobre isso, mas já adiantaremos por aqui.

Os impostos a serem pagos por sua locadora de veículos são: PIS – Programa de Integração Social, COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, ISS – Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (caso o carro alugado seja com motorista), IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados e ICMS – Impostos Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – embutidos na compra dos veículos.

Além desses, o IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – anual e o seguro de cada um dos carros.

liberacao-de-lote-do-imposto-de-renda

Ainda têm as eventuais multas cometidas pelos usuários, apesar de que, atualmente, as locadoras se previnem quanto a isso, transferindo os pagamentos e demais responsabilidades para os clientes, através do contrato de locação.

 

Área grande de estacionamento

Toda locadora de veículos precisa de uma área grande para estacionamento, na qual os veículos deverão ficar seguros e mantidos em boas condições.

De preferência, a área deverá ser coberta, para que eles se protejam de chuvas de granizo e outras intempéries danosas.

 

 

Equipe necessária

O número de mecânicos contratados dependerá do número de carros da frota, mas tenha ao menos um mecânico de confiança e que seja de dedicação exclusiva da locadora.

Será necessário fazer manutenções preventivas periodicamente nos carros, mas sem ultrapassar o tempo de vida útil dos veículos de uma locadora, que, por conta

LEIA  Dicas de como lidar com a concorrência

Além do mecânico é necessário, no mínimo, um lavador de carro contratado, um atendente para realizar a locações e um motorista que irá retirar os carros do estacionamento e leva-los até os clientes.

 

Localização

A melhor localização para um balcão de atendimento de uma locadora de veículos é, sem dúvida, dentro ou próximo dos aeroportos das principais cidades brasileiras.

Isso porque o público que busca esse tipo de serviço está relacionado ao turismo de lazer ou de negócios.

Locadoras-de-carro-Estados-Unidos-Aeroporto

São turistas que chegam a determinada cidade e querem alugar um carro para realizar passeios mais livres e conhecer a região.

São empresários que deixam seus próprios veículos em sua cidade, mas que desejam se locomover com independência na cidade onde farão reuniões.

Realmente o público majoritário se encontra nos aeroportos, mas se não for possível ter um balcão dentro desse local, que é bastante custoso, tenha um espaço de atendimento central, pois assim você também atenderá outro público: pessoas, cujo o carro está em manutenção e que não deseja andar a pé ou de ônibus, também pessoas que têm carteira mas não têm carro e deseja fazer turismo local, passear com a família e amigos.

 

Parcerias

As parcerias são sempre um modo de conseguir mais clientes e de fazer parte de uma rede mais ampla que beneficie a todos.

Através de um convênio com empresas de turismo, estas podem oferecer, em seus pacotes, a opção de locação de veículos.

Mesmo que muitos clientes não queiram essa opção, a sua marca passará a ser vista e estará agregada a outra empresa que possui um público cativo.

Além de tudo temos as empresas que terceirizam suas frotas, o que pode ajudar bastante na receita da locadora.

LEIA  Grupo Vers Contabilidade expande sua marca e dá início a rede de Franquias

 

E então, essas dicas esclareceram alguns pontos para você que deseja abrir uma locadora de veículos? A VERS Contabilidade para Locadoras de Veículos pode te ajudar nesta empreitada! Entra em contato com a gente!

Postado em EmpreendedorismoTagged , , ,