Entenda a importância do planejamento financeiro da sua empresa

Prezado leitor,

Hoje iremos falar de um dos fatores mais importantes para o bom desempenho de um negócio, principalmente ao realizar a abertura de empresa.

A postagem que preparamos será dedicada ao planejamento financeiro.

E este post abordará algumas práticas que podem auxiliar o empreendimento em seu crescimento e/ou expansão, simplesmente com a boa execução de seu planejamento.

“Por onde começar o planejamento financeiro?” ou “Como esse processo pode ajudar o meu negócio?”, são perguntas que podem ser respondidas aqui. Então vamos lá!

 

Como começar e realizar o planejamento financeiro

Um fato é que sem elaborar os processos financeiros de uma organização, ou até planejá-los de qualquer forma, dificilmente haverá o controle econômico correto, o que acarretará em um desequilíbrio financeiro do negócio.

O ideal é que o planejamento seja feito o quanto antes, para que o empreendedor possa verificar as projeções e, nelas, poder basear-se para as tomadas de decisões.

Segundo especialistas, o planejamento deve ser feito, no mínimo, dois meses antes do início do ano a ser planejado.

Confira 6 dicas para melhorar seu planejamento financeiro.

Não há prosperidade se a empresa não registra corretamente seus rendimentos, bem como suas estimativas dos gastos e dos recebimentos.

É importante que o empresário saiba sobre o fluxo de caixa, sobre o capital de giro, sobre suas contas a serem pagas, ou seja, saber lhe dar com todas essas e outras operações contábeis, tributárias e fiscais.

Será necessário um orçamento anual da empresa, e, há quem diga que devam-se estimar também os anos futuros do quadro financeiro da instituição.

A saúde do empreendimento irá depender se o planejamento realmente está bem estruturado e se constam todas as informações financeiras necessárias para os resultados propostos e desejados.

LEIA  Principais tecnologias contábeis para locadora de veículos

E para que a estruturação financeira tome forma, o empresário pode utilizar planilhas já prontas ou até criar uma planilha adaptada ao seu empreendimento e, dessa forma, terá como monitorar os dados financeiros da empresa com mais assertividade e transparência.

Confira um passo a passo para criar seu planejamento financeiro.

Outro fator imprescindível em que o planejamento financeiro pode ajudar a firma, é garantir que a empresa tenha dinheiro em caixa, podendo praticar atividades que necessitem desse recurso e sem ter de contar com qualquer tipo de empecilho.

 

Como o planejamento financeiro será útil para a empresa?

Como já mencionado, para que a empresa possa tomar decisões importantes, será necessário dispor de um bom planejamento financeiro.

Somente desta forma o empresário saberá identificar o quanto a organização pode gastar, o quanto irá receber, bem como qual o setor que precisa de mais ou menos atenção.

O planejamento vai auxiliar a empresa em saber se está realizando os pagamentos de forma correta e em dia, se está cumprindo com suas obrigações tributárias e fiscais, e, até mesmo saber se está enquadrada no regime tributário correto.

As imprevisibilidades ocorrem com grande frequência, e recursos para as imprevisibilidades também devem constar no planejamento, levando em conta as estimativas.

Em suma, possuir o controle de todos os processos financeiros operados pela instituição, faz com que a mesma saia na frente no que tange a administração geral, fomentando a utilização de recursos disponíveis, das melhores formas possíveis.

 

assinatura-pedro-locadoras

Postado em FinanceiroTagged , ,