Dicas de como lidar com a concorrência

Hoje falaremos sobre a concorrência, um dos assuntos mais relevantes para quem deseja abrir uma empresa e para as organizações que já estão constituídas.

De início, é importante que se diga que há grande importância dos concorrentes em gerar prosperidade aos negócios, devido ao fomento à competição comercial.

De forma mais direta, podemos dizer que as concorrências são rivais quanto às relações comerciais, que tem como principal objetivo potencializar mudanças para o mercado.

Mudanças essas que, estimulam o crescimento de mercados, fazem empresas alternarem entre lapso e colapso, e, principalmente, trás a competição entre empresas, tornando os bens e/ou serviços cada vez mais bem distribuídos e executados.

É fundamental que o empresário e seus funcionários saibam da importância das projeções de seus negócios, pois o planejamento estratégico, financeiro e de tudo que envolva o empreendimento, serão todos baseados nos dados colhidos e será através dos planejamentos que a empresa tomará as decisões mais importantes.

O empreendedor também precisa focalizar os esforços da instituição em relacionar-se com seus clientes, bem como seus outros stakeholders (fornecedores, Governo, grupos de interesse da empresa, etc.).

 

Sua empresa precisa de Marketing

No mundo atual, o relacionamento de uma empresa com todos os seus públicos – internos e externos – será determinante. Uma empresa que não procura conhecer as particularidades de seus clientes, fornecedores e qualquer grupo de interesse, terá de lhe dar com o insucesso.

Mesmo que a comunicação em massa ainda seja muito usada, a conduta de empregar formas de relacionamento mais estreitas e mais direcionadas vem ganhando destaque, pelo fato de que o consumidor sente-se importante em relação à marca.

Nos dias de hoje, os consumidores tornaram-se mais seletivos e informados. Por isso, as empresas precisam entender essas mudanças e buscar se adaptar de todas as formas possíveis. Agora os clientes desejam valor intrínseco nas coisas, além de um valor monetário acessível ou de bom custo-benefício.

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Conheça mais sobre o Marketing.

Um fator que também podemos citar para superar a concorrência é atentar-se ao treinamento e desenvolvimento dos próprios funcionários. Ter um funcionário que conheça a empresa como um todo, que compre a ideia de seus produtos/serviços, que aceite e goste de sua própria função, e, se for daqueles que defendem a organização “com unhas e dentes”, todos ganham: Empresa e consumidor.

Se seus funcionários não forem aquilo que se espera, o indicado é tentar trabalhar melhor o marketing interno, afinal, a comunicação, de uma forma geral, é uma das ferramentas que mais auxiliarão diretamente e indiretamente o crescimento ou encolhimento do negócio e será o um dos diferenciais da empresa perante seus concorrentes.

A comunicação interna pode facilitar e muito para a empresa e seus funcionários. Com seu uso será provável que os colaboradores fiquem mais interligados, assim como os setores.

 

Pesquise a concorrência para montar seu Plano de Negócio

Outra questão imprescindível de ser tocada é sobre o quanto o empresário deve pesquisar sua concorrência, consultando a estrutura laboral, as formas de divulgação, os produtos/serviços ofertados, clientes e absolutamente tudo mais o que puder ajudar para montar o seu Plano de Negócio.

Assim, você terá as informações integralizadas para planejar melhor sobre os processos operacionais da empresa e elaborar suas estratégias.

E para estabelecer uma estratégia, é indicado também que haja atenção aos preços dos concorrentes, e, ainda, como eles chegaram ao tal valor.

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O indicado é realizar a análise SWOT (FOFA, em português). Com isso, o empreendedor saberá exatamente os pontos focais que precisam de mais atenção, tanto do ambiente interno, quanto do ambiente externo.

 

“Inovação” é a nova palavra

Nem sempre o empreendedor poderá inovar, como nos casos das franquias, que em sua maioria, não permite ou exige um perfil inovador do empresário.

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Apesar disto, aquele que tenta renovar seus processos, sejam internos ou internos, tem maior possibilidade de se destacar perante o comércio de seus produtos/serviços.

É determinante também que a empresa busque incessantemente por inovação. O tempo todo! Com isso, pense sempre em ser o diferencial no mercado e não só mais um.

Investir em tecnologia e sustentabilidade pode ser um passo importante em diferenciar o seu negócio.

O ato de inovar até mesmo no próprio local de trabalho deve ser considerado, tendo em vista que a grande maioria dos profissionais tende a se esforçar mais quando dispõem de um ambiente moderno e inspirador.

 

A VERS Contabilidade e sua concorrência

Aqui na VERS Contabilidade escolhemos tratar a concorrência saudavelmente, seja criando um melhor ambiente de trabalho, seja implantando o setor de Marketing ou melhorando constantemente as ferramentas de atendimento ao cliente.

E ainda existem várias outras formas de alavancar seu negócio e deixar a concorrência pra trás! Basta ter a ciência de que tem deve haver empenho de todas as partes, tanto do empresário, como de seus funcionários e, assim, os consumidores serão automaticamente atraídos.

 

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