Conheça algumas dicas sobre o mercado de locação de veículos

O setor de locação de veículos é importantíssimo não só para as pessoas que fazem o seu uso, mas para toda a indústria e comércio.

Fazer uma análise contínua do mercado faz com que a locadora possa tomar as usas decisões correndo menos riscos e ajuda fortemente na projeção da empresaanalise-da-concorrencia-650x433O locador deve estar atento em como operar o contrato de locação de acordo com a forma de atendimento.

Ou seja, precisa entender qual a melhor forma de operar relacionado ao seu público-alvo, localidade e, principalmente, com quais tipos de frota irá trabalhar.

E é indispensável que os empresários, donos de locadoras de veículos, estejam ligados no que acontece em seu mercado, pois o mercado é uma ótima fonte de práticas para utilizar no negócio.

Portanto desenvolvemos este artigo para ajudar você a entender mais sobre o mercado de locação de veículos e poder praticar as mudanças positivas desde já.

Tenha uma frota que atenda a todos

Na rotina em que vivemos hoje, as pessoas estão cada vez mais ansiosas e querem agilidade. Além disso, a geração atual não vê mais o carro como um item pessoal tão vantajoso.

Com serviços de táxi, Uber, Cabify e ainda a locação de veículos, as pessoas estão modificando toda uma cultura e optando pela praticidade que os tais serviços de transporte oferecem, em alternativa ao transporte público.

uber-cabify

Inclusive, muitos motoristas de serviços como o Uber e Cabify utilizam a locação de seus veículos para exercer suas atividades e muitas locadoras já atendem a este público oferecendo planos de locação mais exclusivos.

LEIA  A importância da contabilidade para Locadoras de Veículos

A terceirização de frotas é algo comum, principalmente em momentos de crise, pois as empresas reduzem consideravelmente os custos relacionados a aquisição de novos veículos.

Além do fato de que as locadoras têm mais acesso à linhas de crédito e financiamentos, junto às montadoras, para a compra dos carros.

Dessa forma, podendo contar com a compra dos veículos facilitada, a terceirização de frota para empresas é uma ótima opção para melhorar a receita da locadora, pois muitas empresas utilizam a locação para operar, principalmente no setor de serviços.

Outra vantagem de comprar os veículos diretamente com as fabricantes é que após 12 meses de aquisição, as locadoras podem vender os veículos sem a incidência de ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Frotas de vans, ônibus e caminhões são recursos que podem ser muito bem aproveitados para aumentar

 

Atenda nos ambientes online e offline

O modo de fazer negócios vem mudando há algum tempo. A internet mudou a nossa cultura e tornou o mundo quase que completamente digital.

As locadoras precisam agir em todos os ambientes para alcançar seus clientes, pois no segmento de locação, o público-alvo está em todos eles.

Quer dizer que a locadora deve buscar soluções para otimizar o seu negócio, ou seja, procurar por ferramentas que sejam úteis para a gestão geral da empresa.

Hoje em dia, por exemplo, existem várias ferramentas de gestão de frotas, nos quais a locadora consegue controlar os custos com os automóveis.

Também é possível contar com vários outros tipos de aplicativos, como os de localização do veículo, de GPS, de diagnóstico mecânico e até mesmo para consultas de roubo e clonagem de veículos.

LEIA  Sua locadora de veículos pode economizar tributos contratando a Vers, saiba como

carrorama_android

Com o aplicativo de diagnóstico mecânico é possível controlar o carro como um computador de bordo, junto à um dispositivo transmissor de sinais, que é vendido separadamente.

Outro fator extremamente importante é a digitalização do processo de locação, no qual as pessoas podem alugar um veículo através da internet, diminuindo a burocracia e facilitando todo o sistema.

 

Contabilidade para as locadoras de veículos

A contabilidade é a atividade responsável pelo controle do patrimônio das empresas e uma locadora de veículos, da qual é exigido alto investimento, precisa ter quem cuide de suas finanças.

carrim

Toda empresa também precisa optar por um regime tributário para apurar os seus impostos (como o IPVA e outros) e da mesma forma, será a contabilidade a encarregada de auxiliar o empresário neste ponto, junto à um planejamento tributário.

Além disso, o contador irá auxiliar também o locador para apurar a depreciação dos veículos corretamente, com isso reduzindo os custos da empresa, sem infringir a lei.

A contabilidade é o serviço especializado em estudar o faturamento da empresa a fim de buscar saídas para lucra mais e de forma lícita.

Outro motivo para ter uma contabilidade cuidando de sua locadora é quando falamos de gestão de multas, algo que é indispensável, devido a forma que as locadoras devem tratar tal assunto. Assunto que tratamos neste artigo.

 

O que acharam do post? Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Comente!

 

 

Postado em EstratégiaTagged , , ,