5 dicas para sua locadora de veículos fidelizar seus clientes

O mercado mudou. A concorrência vem crescendo e as empresas estão sendo obrigadas a mudar suas estratégias tanto para conquistar, quanto para manter seus clientes. Não é diferente para uma locadora de veículos.

Em momentos de crise então, como pelo qual passamos no momento, se torna essencial voltar os olhos para a fidelização de clientes.

A briga pelo mesmo espaço acaba proporcionando uma disputa na qual terão sucesso aquelas locadoras que estiverem positivamente vivas na mente dos consumidores.

Conquistar clientes é fundamental para manter o negócio sempre em crescimento, obviamente, porém muitos empresários negligenciam os clientes que já possui.

Com isso perdem a oportunidade de utilizar o melhor Marketing do mundo: o “boca-a-boca”.

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Os meios mais comuns de comunicação até que são parte considerável da fonte de venda das empresas…

Mas afinal, como consumidor, o que te dá mais segurança antes adquirir um produto ou serviço?

Você prefere ver e ouvir anúncios de campanha publicitária na TV, no rádio, no outdoor, no jornal ou revista?

Ou prefere ouvir de pessoas de sua confiança a indicação para seguir em frente com a compra e com segurança?

Por essas e outras é que fidelizar o cliente é uma ótima forma de melhorar a receita da locadora, pois faz com que os clientes não só consumam sua marca como propaga-la por aí.

E para a sua locadora de veículos não ficar para trás, iremos te dar 5 ótimas dicas para elevar o poder de fidelização de seus clientes.

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Boa leitura!

 

Conheça o seu cliente!

O cliente é o fator de maior importância para qualquer negócio. Isso é unânime e até óbvio.

É através deles que toda a receita e rendimentos são gerados e, da mesma forma, ele será um dos responsáveis por divulgar o negócio.

Então conhecer o seu cliente e, além disso, ter noção crítica se está vendendo o produto e serviço para a pessoa certa é fundamental.

O ideal é pesquisar para saber quais são os veículos mais procurados para locação, quais os processos de compra que os clientes preferem, além de quais os melhores canais de comunicação para atraí-los e atendê-los.

 

Saiba qual é a melhor maneira de atender o cliente

Será que o seu cliente prefere que o atendimento seja feito através de mídias offline ou online?

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Se o cliente prefere mídias offline, as principais opções são a televisão, o telefone, outdoor, o busdoor (atrás de ônibus), jornais, revistas e mais alguns outros.

Se o cliente preferir mídias online, ele pode contar com sites personalizados, com as mídias sociais ou as “novas mídias”, como o Instagram, passando pelo Facebook e outros, até chegar em blogs, por exemplo.

Além das formas mencionadas, podemos observar que a cada dia que passa aparece algo novo para ser utilizado na comunicação com seus consumidores.

E por isso é importante que o empresário se atente no melhor canal, na melhor linguagem, no tempo certo, enfim, que saiba direcionar a mensagem para as personas.

 

Procure um bom local para fixar a Locadora de Veículos

Não é nenhum segredo que as locadoras precisam de um espaço grande para se estabelecer.

Por menor que seja a frota, ter um espaço além do suficiente é mais positivo, até mesmo pensando à longo prazo, pois pode ser que ocorra a expansão da empresa e será necessário de qualquer forma um espaço maior.

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Então não pense no local para fixar a locadora sem pensar à longo prazo, focado em seu plano de expansão e, claro, do tamanho de suas frotas.

 

Tenha uma boa comunicação

Cada consumidor reage de forma diferente ao ser abordado, por canais de comunicação.

Além disso, cada meio de comunicação também possui suas peculiaridades e devem ser utilizadas de acordo com a sua demanda.

Inclusive, até mesmo o próprio local onde ocorre a comunicação, é importante que seja bem compreendido.

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Se a locadora oferta aluguel de veículos pesados, no interior de algum Estado, onde a maioria dos consumidores são homens, que têm idade média de 40 anos e que geralmente são acostumados a pagar tudo à vista, o tratamento será completamente diferente de uma locadora que oferta aluguel de veículos leves e dentro de alguma capital.

Outra coisa importante de fazer junto aos clientes é sempre tentar coletar o máximo de feedbacks possíveis, pois esses poderão auxiliar muito na melhora de todo o processo.

 

Incorpore valor à oferta

Hoje em dia os clientes já não sentem satisfação em simplesmente ter o produto ou serviço que procuram.

Eles querem mais. Atualmente os clientes buscam empresas que atendam também aos seus desejos e necessidades, ou seja, benefícios – logo, o valor.

Eles observam também o desenvolvimento não só do serviço de aluguel, como também no desenvolvimento da marca em si – conhecido como Branding.

A personalização de produtos e serviços está em alta e é muito bom que a locadora utilize dela para agregar valor à oferta e até à marca em geral.

Por exemplo: se é oferecido que o cliente possa alugar o carro em uma cidade e devolver em outra, já é um ponto bem positivo para turistas, principalmente.

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Fazer com que a locadora se torne uma empresa ecológica e sustentável também é uma maneira de valorizar a marca perante o cliente.

A Movida Aluguel de Carros é uma marca que já atua fortemente seu lado ecológico, servindo de exemplos para as outras locadoras.

A empresa desenvolveu o programa Carbon Free. Segundo o site da locadora, “O programa Carbon Free, da Movida Rent a Car, é baseado na neutralização da emissão de carbono causada pela locação. Com uma quantia mínima (R$ 2,75 por dia), os participantes do projeto ajudam a locadora a plantar árvores e, com isso, neutralizar toda a emissão de carbono decorrente do uso do automóvel. O cálculo de neutralização tem como base o combustível utilizado pelo cliente, a quilometragem do veículo durante o período de locação e o tipo de motorização do automóvel. Com estes dados em mãos, a empresa tem condições de saber a quantidade de CO2 emitido pelo cliente, e a quantidade de árvores necessárias para preservar a atmosfera. Para se ter uma ideia, para cada tonelada de CO2 são plantadas, em média, de oito a dez árvores, dependendo do tipo de espécies.”

 

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