4 dicas para aumentar o número de clientes de sua locadora

Quem possui uma locadora de veículos sabe que é preciso sempre buscar a inovação e encontrar novos meios para melhorar sua receita.

O mercado exige que as empresas estejam o tempo todo se preocupando em adaptar-se aos novos cenários e tirando o melhor proveito possível deles.

Com o adicional da crise política e econômica vivida pelo país no momento, as locadoras que utilizam da cultura de inovação têm chances muito maiores de triunfar, pois testam novos caminhos a todo instante.

Afinal, o mercado concorrente das locadoras é grande e, ao final, o cliente terá de optar por uma única locadora, por isso é importante desenvolver bons serviços, fazendo com que a sua locadora seja a escolhida.

E como as locadoras operam sob demanda, é importante que saibam criar boas estratégias para não só conquistar mais clientes, mas também criar valor para eles, além de os fidelizar.

Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo. Nele iremos dar algumas dicas que podem ajudar a aumentar o número de clientes de sua locadora sem precisar de fazer muito esforço.

 

Ofereça a reserva/locação do veículo de forma virtual

 Tudo está sendo digitalizado hoje em dia, como acervos de tradicionais bibliotecas, e para alugar um veículo não é diferente.

O cliente deseja cada vez mais praticidade e, quanto mais fácil for o seu processo de compra do serviço, melhor para ambos, como no caso da internet, por exemplo, que tem baixo custo.

No caso de uma locadora, usar o ambiente online para ofertar seus serviços pode gerar o aumento considerável da demanda, se observarmos que, além de seu baixo custo, a internet tem alcance mundial.

LEIA  Grupo Vers Contabilidade expande sua marca e dá início a rede de Franquias

Student - young man with touch screen tablet computer

Através da internet, além da comodidade que é contratar/reservar um veículo de qualquer lugar, o cliente ainda terá o benefício da redução na burocracia na hora de buscar o veículo.

Outro ponto importante é a gestão online das frotas.

Já existem várias empresas especializadas em tecnologia que desenvolvem sistemas informatizados de gestão personalizados para os fins que a locadora necessitar, como sistemas de rastreamento, controle de gastos, que inclusive, alguns já foram citados em outros artigos nossos como este.

 

Aeroportos têm turistas, logo…

Não dá para negar que, normalmente, são os melhores pontos para uma locadora de veículos.

Geralmente, os aeroportos já contam com várias locadoras e sempre é valido buscar por um espaço dentro deles, já que são locais repletos de turistas precisando de um carro para alugar.

Locadoras-de-carro-Estados-Unidos-Aeroporto

Como a base de tudo é a estratégia, vale indicar que sejam feitas pesquisas atrás de pesquisas para conhecer os melhores locais para a sua locadora fixar um balcão, especificamente.

Inclusive, com a possibilidade de um turista reservar seu veículo online, antes mesmo de viajar, ao chegar no aeroporto e havendo um balcão da locadora por lá, já é motivo para o cliente sair todo feliz com o carro e ainda indicar – online – o processo para sua rede de conhecidos.

 

Não menospreze o Uber, Cabify e afins!

Muitos motoristas do Uber, Cabify e outros aplicativos de mobilidade não têm seu carro próprio.

Por isso é muito importante que as locadoras saibam aproveitar este tipo de cliente. Vários motoristas acabam alugando o veículo para trabalhar, já que se fosse comprar e manter um veículo, provavelmente pagaria mais!

Existem até mesmo empresas formadas por motoristas dos tais aplicativos e que alugam frotas inteiras para sua atividade.

LEIA  SINDLOC-MG recebe seus novos associados

Estabelecer uma relação duradoura essa clientela pode ser bastante vantajoso para ambos!

 

Crie parcerias!

Como já falamos no artigo deste link, criar parcerias é algo que pode influenciar muito nos resultados.

Buscar parcerias, terceirizando alguns serviços pode tornar o processo menos oneroso e até ajudando a melhorar os processos da própria locadora.

Serviços como a contabilidade, por exemplo, são de extrema importância para uma locadora, devido à complexidade que é gerir o financeiro de uma empresa de tal porte, por conta de questões contáveis e tributárias.

Ou também como empresas que fazem gestão de frotas, por ser uma das partes mais complicadas do negócio e que dispende muito esforço e conhecimento.

Empresas de turismo também são ótimas para servir de parceria para uma locadora. A locadora pode oferecer certo desconto, em determinado pacote de viagem.

O mais importante de entender é que não se deve tomar nenhuma decisão quanto às parcerias sem uma estratégia bem estruturada e objetiva.

 

Posteriormente iremos publicar um artigo com todas as dicas aprofundadas! Continue nos acompanhando e deixe o seu comentário!

Postado em Empreendedorismo, EstratégiaTagged , , , , ,